sexta-feira, 17 de abril de 2020

Maia acusa governo de produzir ‘fake news’ sobre socorro a estados

Bruno Góes | O Globo

BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ), acusou ontem o governo de produzir notícias falsas para tentar desqualificar o projeto de socorro aos estados e municípios aprovado por deputados. O plano enfrenta dificuldades no Senado por falta de apoio da equipe econômica e uma disputa entre as duas Casas do Congresso.

— Eu não vou entrar nesse jogo de números, nessa fake news da equipe econômica, usando os números par atentar enganara sociedade e a imprensa. Chegaram ao ponto de colocar um dado de que o custo do projeto da Câmara poderia ser de R$ 285 bilhões. Quando fui olhar, era porque eles estavam trabalhando com a hipótese de a arrecadação ser zero de ISS e ICMS. Então, se isso for um dado, a crise é mais profunda do que eles estão projetando —disse Maia.

Ainda não há consenso sobre o plano. O governo quer repassar aos entes um valor fixo, já a Câmara defende uma reposição das perdas de receita. Ontem o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), disse a rádios de Pernambuco que a análise de um novo texto pode levar até duas semanas. A equipe econômica se prepara para editar uma medida provisória (MP) com sua proposta alternativa, caso senadores sinalizem que votarão o texto dos deputados, como pressionam governadores e prefeitos. (Colaborou Marcello Corrêa)

Nenhum comentário: