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Emendas reavivam estelionato eleitoral de
Jair Bolsonaro
Valor Econômico
As facções do Congresso que se aproveitam
da apatia motivada do chefe do Executivo têm boas chances nas urnas em outubro
O presidente Jair Bolsonaro escapou de um
impeachment pelo acordo com os partidos do Centrão, do qual resultou, como
celebração do entendimento, as emendas do relator. Elas são a lembrança
presente do estelionato eleitoral de Bolsonaro. Ao invocar a nova política e
atacar a corrupção de governos do PT, Bolsonaro se elegeu e se engajou em
práticas tão nocivas quanto as do mensalão como forma de se manter no poder. A
bancada que elegeu em sua onda pseudomoralizadora também se locupletou com as
emendas secretas, com a hipocrisia do presidente viralizando na bancada eleita.
O núcleo duro do bolsonarismo é simpático
ao dinheiro - foram R$ 270 milhões repassados de forma obscura para obras
Brasil afora, algo só revelado após exigência do Supremo Tribunal Federal. O
deputado Eduardo Bolsonaro, o 02, fez uso de R$ 9,5 milhões, dos quais apartou
R$ 300 mil para a cidade de Miracatu, onde seu tio, irmão do presidente, Renato
Bolsonaro, é chefe de gabinete da prefeitura.
A tropa de choque ideológica, que não despreza oportunidades, foi pelo mesmo caminho. O major Vitor Hugo, candidato ao governo de Goiás pelo PL, encaminhou R$ 131 milhões para obras várias. A deputada Bia Kicis, que conseguiu se alçar a presidente da comissão mais importante da Câmara, a de Constituição e Justiça, serviu-se de R$ 32 milhões, com especial apreço à Codevasf, destinatário principal das emendas secretas, que recebeu um terço do dinheiro. Todos os dias chegam denúncias de obras inacabadas, abandonadas, pessimamente executadas ou superfaturadas pela estatal, cuja área de atuação só não chegou ainda ao Chuí por descuido. Seu presidente é um indicado pelo chefão da Casa Civil e orientador das emendas secretas, Ciro Nogueira (PP-PI). Carla Zambelli, que ameaça concorrer ao Senado por São Paulo, repassou R$ 25 milhões. Helio Lopes, seguidor compulsivo de Bolsonaro, obteve R$ 20 milhões. Luiz Philippe de Orleans e Bragança contentou-se com R$ 10 milhões.
Os ataques contra a corrupção do PT
serviram para desviar a atenção dos métodos usados por ele para consolidar seu
poder - semelhante nos fins, diferente nos meios. Se o mensalão - no qual o
presidente do PL, ao qual o presidente se filiou, foi condenado e preso -
comprou a prestações o apoio ao governo Lula, as emendas secretas abriram canal
exclusivo de distribuição de verbas para quem se aproximou da cúpula do poder
na operação de salvamento de um governo acuado. Uma diferença é que no mensalão
e no petrolão o Ministério Público foi atuante, e agora, não.
A deterioração política expressa no
descontrole do destino do dinheiro público, incentivada pelo Executivo,
prosperou com o avanço da centro-direita no Congresso, como havia progredido
sob os governos petistas com o mesmo arco partidário. Só agora, com dois meses
de atraso, o Congresso cumpriu parcialmente as exigências de transparência
feitas pela ministra Rosa Weber, do STF. Em uma pilha desorganizada de
prestação de contas de 343 deputados e 64 senadores, pode-se aferir que a
cúpula dos partidos que comandam o Congresso ficou com a maior parte das verbas
distribuídas, bolsonaristas incluídos.
O nepotismo é uma praga crônica e um
Congresso conservador é uma instituição que preza acima de tudo a família. A
campeã de emendas secretas, com R$ 399,2 milhões, foi Eliane Nogueira, genitora
do chefão do Orçamento da República e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira,
suplente no Senado de seu filho. Em qualquer país civilizado, o que não é o
caso do Brasil, seria um escândalo e atrairia a atenção da Justiça. Em seguida
vêm os maiorais do Congresso, como o presidente da Câmara, Arthur Lira, com R$
357,4 milhões, que não esqueceu o pai, prefeito de Barra de São Miguel
(agraciado com R$ 6 milhões) e seu reduto eleitoral, Arapiraca (R$ 45 milhões).
Como quase toda a turma do Centrão, Lira enviou a maior parte do dinheiro das
emendas para a Codevasf e suas empresas “de ponta”.
Os então líderes do governo no Senado,
Fernando Bezerra, com R$ 256,6 milhões e Eduardo Gomes, líder do Congresso, com
R$ 243 milhões, estão no top ten das emendas escondidas. Ao presidente do
Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), coube R$ 180,3 milhões, dinheiro para ele bem
utilizado porque os 853 municípios de Minas “são uma síntese do Brasil” (Folha,
ontem). Há um retrocesso evidente, mas as facções do Congresso que se
aproveitam da apatia motivada do chefe do Executivo têm boas chances nas urnas
em outubro.
Planalto quer uma Petrobras igual à estatal
venezuelana
O Globo
O motivo para a troca de comando no Ministério de Minas e Energia não é surpresa. A pasta tem influência sobre duas variáveis que têm sido críticas para segurar a popularidade — e o projeto eleitoral — do presidente Jair Bolsonaro: a alta dos combustíveis e a alta da energia. Em desafio ao interesse de Bolsonaro, o almirante e agora ex-ministro Bento Albuquerque defendia a política de preços da Petrobras e atacava iniciativas do Congresso para congelar a conta de luz ou destinar recursos a gasodutos.
Albuquerque foi o bode expiatório para o
candidato que, mesmo tendo acabado de trocar o presidente da Petrobras, chamou
o lucro da estatal de “um estupro, um absurdo”. O novo ministro, Adolfo
Sachsida, é um economista liberal que também já criticou a tentativa de segurar
os preços da gasolina e do diesel. Mas tem uma característica que o distingue
de Albuquerque: é um bolsonarista canino. Foi o primeiro economista a se
aproximar do presidente, antes mesmo de Paulo Guedes.
A sete meses do fim do mandato, não se sabe se Bolsonaro trocará de novo o presidente na Petrobras. Ele já dispensou do cargo Roberto Castello Branco e Joaquim Silva e Luna, por manterem a política de preços alinhados com as cotações internacionais. Nem bem assumiu, o novo presidente, José Mauro Ferreira Coelho, aumentou o diesel em 8,87% (terceiro reajuste do ano, num total de 47%). Não agradou.
O Planalto gostaria de implantar na
Petrobras um modelo equivalente ao da PDVSA, estatal venezuelana posta a
funcionar a serviço do chavismo e destroçada por Hugo Chávez e Nicolás Maduro.
Desde a gestão Pedro Parente, nomeado por Michel Temer em 2016, a Petrobras
tenta, apesar das pressões do Congresso, adotar um modelo oposto, voltado ao
mercado.
Parente recebera a estatal castigada pela
manipulação de preços no governo Dilma Rousseff, responsável à época pela
dívida mais alta do mundo (US$ 100 bilhões). A mudança de modelo e alta do petróleo
equacionaram o problema. A Petrobras registrou lucro recorde de R$ 107 bilhões
em 2021 e pagou mais de R$ 37 bilhões em dividendos ao Tesouro. No primeiro
trimestre do ano, lucrou quase R$ 45 bilhões, gerando mais recursos ao governo
na forma de dividendos e impostos.
Bolsonaro prefere ignorar essa parte da
realidade. Também ignora que, quem quer que seja o ministro ou o presidente da
estatal, será impossível intervir nela como no passado. O esquema de corrupção
desbaratado pela Operação Lava-Jato foi uma das razões para a aprovação da nova
Lei das Estatais em 2016, estabelecendo regras rígidas de governança e
transparência. A própria Petrobras tornou sua gestão mais profissional. Ao
sair, Luna e Silva afirmou que, pela lei, é impossível mudar a política de
preços para satisfazer ao presidente da República.
A ideologia traz soluções fáceis a
problemas intrincados. Sabe-se o que acontece toda vez que o Planalto intervém
no mercado. Os efeitos não se restringem ao balanço da Petrobras. Apesar de a
empresa ser autossuficiente em petróleo, 30% dos combustíveis são importados no
Brasil. O resultado, ao primeiro sinal de congelamento político de preços, é o
desabastecimento. Muito caminhoneiro bolsonarista ficaria sem diesel...
Ajudaria se o presidente propusesse ideias para suavizar picos de preços sem
desestruturar as finanças da Petrobras. Mas isso dá trabalho — e o obrigaria a
descer do palanque.
Dados apresentados sobre emendas do relator
ainda são insuficientes
O Globo
O Congresso Nacional deu nesta semana um
passo importante ao obedecer à decisão judicial e entregar documentos ao
Supremo Tribunal Federal (STF) com dados sobre a distribuição de recursos por
emendas do relator, mecanismo adotado pelo governo Bolsonaro para comprar apoio
no Legislativo. Em 2020 e 2021, R$ 38,1 bilhões (em valores corrigidos) foram
repartidos por deputados e senadores sem que se soubesse o nome do parlamentar
e o destino do dinheiro. Foi essa falta de transparência que deu origem à
alcunha de “orçamento secreto”.
No final do ano passado, o Congresso
apresentou medidas para tentar jogar luz nas futuras emendas após a decisão do
STF. Acertadamente, a ministra Rosa Weber exigiu que detalhes sobre o passado
também viessem à tona. Foi o que finalmente começou a acontecer com a
divulgação dos dados. Mas, embora valiosa, ela é insuficiente. De acordo com um
levantamento do GLOBO, com os dados de 404 congressistas, 70% das verbas ainda
continuam secretas. Os valores divulgados correspondem a apenas R$ 11 bilhões
do total. Falta, acima de tudo, uma profunda investigação para identificar
desvios.
O Brasil é um país com pouco dinheiro para
as demandas de investimento existentes. As mazelas estão por todos os lados.
Por isso é uma lástima que parte considerável dos poucos recursos existentes
seja alocada sem nenhuma racionalidade.
Em 2021, o senador Márcio Bittar (União
Brasil-AC), relator do Orçamento, e a senadora Eliane Nogueira (PP-PI), mãe do
ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, foram os recordistas de destinações. Nos
últimos dois anos, integrantes da cúpula do Congresso enviaram recursos da
ordem de R$ 1 bilhão. Quem lidera a lista é Arthur Lira (PP-AL), presidente da
Câmara, seguido de Fernando Bezerra (MDB-PE), ex-líder do governo no Senado.
Acre, Piauí, Alagoas e Pernambuco estão
entre os estados mais pobres da Federação. Devem constar em qualquer análise
séria sobre potenciais alvos de verba pública. Mas resolver os problemas desses
locais não foi a prioridade das emendas do relator. Prevaleceu o atendimento
descarado a redutos eleitorais.
Mesmo com a entrega de documentos ao STF,
parte das emendas do relator continua secreta. O senador Davi Alcolumbre (União
Brasil-AP) presidiu o Senado entre 2019 e 2021, período em que foi o principal
operador do mecanismo. Ao contrário dos demais parlamentares, Alcolumbre não
detalhou as emendas que destinou. Só apresentou uma lista de emendas dele e de
outros parlamentares somando escandalosos R$ 17 bilhões. Sua assessoria
informou que ele não se pronunciaria porque se recupera de cirurgia.
Ora, há pelo menos cinco meses os
congressistas sabem que deveriam prestar contas. Com tanto esforço para evitar
a transparência, a ministra Rosa Weber deveria voltar a se pronunciar sobre
esse caso. É imperativa uma varredura nas informações prestadas por todos. Não
pode restar nenhuma dúvida sobre a lisura dos congressistas.
Bolsos e mentes
Folha de S. Paulo
Benesses variadas fazem parte da estratégia
de Bolsonaro para cooptar militares
Jair Bolsonaro (PL) seduz setores das
corporações armadas com um ideário que vai da defesa de policiais e militares
envolvidos em operações controversas até a apologia da ditadura, qualificação
que rejeita, instaurada após o golpe de 1964.
"Meu Exército" é como o capitão
reformado gosta de se referir à Força que deixou há mais de 30 anos para seguir
carreira política. Sempre que pode, Bolsonaro usa a identificação com a caserna
como instrumento de intimidação política e institucional —a atual pressão
do Ministério da Defesa sobre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é
apenas o exemplo mais recente.
Mas não é apenas com ideologia que o
mandatário busca cooptar militares. Os bolsos das fardas também têm sido
agraciados com benesses de dimensões e justificativas variadas em seu governo,
em contraste com restrições orçamentárias enfrentadas pela maioria dos setores
da administração.
Um exemplo vexatório é o da portaria editada
em abril do ano passado para permitir o acúmulo de
remunerações em valor acima do teto salarial do serviço público, hoje
de R$ 39,3 mil mensais.
Embora válida também para civis, a medida
foi particularmente proveitosa para militares inativos que ocupam postos na
gestão federal, casos do próprio Bolsonaro, em menor escala, do vice, Hamilton
Mourão, e de ministros.
Como
noticiou a Folha,
o general da reserva Luiz Eduardo Ramos, titular da Secretaria-Geral da
Presidência, engordou seus contracheques em R$ 350,7 mil ao longo de 12 meses
graças à norma, recebendo ao todo R$ 874 mil no período.
Seu congênere Augusto Heleno, do Gabinete
de Segurança Institucional, foi o segundo maior beneficiário na caserna, com R$
342 mil de um total de R$ 866 mil. Ao todo, 43 reservistas se beneficiaram da
portaria —que tem amparo legal, ressalve-se, mas claramente dribla o propósito
do teto.
Há agrados mais amplos e custosos aos
fardados. Por ocasião da reforma previdenciária, em 2019, eles obtiveram uma
reestruturação vantajosa de carreira, o que destoa do controle de reajustes e
contratações corretamente aplicado ao restante dos servidores.
Em consequência, dados do Tesouro Nacional
apontam que o gasto federal com pessoal militar ativo cresceu 5,7% acima da
inflação sob Bolsonaro até 2021, enquanto os desembolsos com os funcionários
civis tiveram queda de 8,4%.
O problema está menos na despesa mal
justificada do que numa relação imprópria entre presidente e Forças Armadas,
que inclui uma distribuição despropositada de cargos no Executivo e nas
estatais —e aberrações como o envolvimento, voluntário ou não, na ofensiva
contra o processo eleitoral.
Intervenção sem foco
Folha de S. Paulo
Lucro da Petrobras, que também decorre de
duros ajustes, eleva a receita pública
Com lucros em alta, as estatais despertam
cobiça política. Se há menos espaço hoje para o clientelismo mais grosseiro,
graças a barreiras institucionais recentes, o governo Jair Bolsonaro (PL) e
seus apoiadores no Congresso, com os olhos nas eleições, mostram disposição de
intervir nas empresas.
Os resultados de Petrobras, Eletrobras, Banco
do Brasil, BNDES, Caixa Econômica Federal e Correios no ano passado renderam
dividendos de R$ 46 bilhões ao Tesouro Nacional, como noticiou o jornal Valor
Econômico. Por representar a maior fatia dos recursos, a petroleira é o foco de
atenção.
A companhia já trocou de comando duas vezes
porque Bolsonaro precisava demonstrar incômodo com o reajuste dos combustíveis.
Nesta quarta (11) caiu
o ministro de Minas e Energia, por motivos ainda não devidamente
esmiuçados.
O mandatário também atacou
publicamente o lucro gigantesco da estatal, de R$ 44,5 bilhões apenas
no primeiro trimestre. No período, foram aprovados R$ 48,5 bilhões em
dividendos (a União tem 37% do capital) e pagos R$ 69,9 bilhões em impostos e
royalties.
A alta nas cotações do petróleo é parte da
explicação para os resultados. Como a Petrobras segue, com defasagens, a
referência dos preços internacionais, a lucratividade sobe em momentos com o
atual.
Mas há outros fatores cruciais, que tendem
a ser desconsiderados no discurso político: a empresa só tem gerado tais
retornos depois de anos de saneamento financeiro.
O pagamento de dívidas excessivas
decorrentes de projetos perdulários, ajustes na folha de pagamento e disciplina
no uso do dinheiro em empreendimentos rentáveis de extração também estão por
trás do desempenho.
Longe de se tratar de um estupro, como
classificou Bolsonaro em sua retórica abrutalhada, os lucros são testemunho de
uma gestão responsável que contribui para o país e o governo na forma de
dividendos, impostos e royalties.
Os recursos proporcionam mais espaço no
Orçamento. Mesmo na vigência do teto para os gastos federais, podem ser usados
para abater dívida e com isso reduzir os juros, o que ao longo do tempo também
resulta em ganho de bem-estar.
Ilusão é imaginar que seja virtuoso utilizar uma empresa listada em Bolsa para fazer política pública, de boa qualidade ou não, sem ressarcimento por parte do Tesouro. O que o governo não tem são bons planos para o dinheiro público.
É do TSE a palavra final sobre eleição
O Estado de S. Paulo
A sociedade precisa superar a falácia da ‘insegurança’ das urnas eletrônicas. O TSE já demonstrou que o processo eleitoral é limpo. O resto é desinformação ou má-fé
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez uma
deferência às Forças Armadas ao convidá-las a indicar representante para compor
a Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) da Corte e ao responder às dúvidas
levantadas por alguns militares acerca da segurança das urnas eletrônicas. A
rigor, não precisava nem deveria, pois as Forças Armadas não existem para
validar o processo eleitoral e, ademais, não há qualquer dado objetivo que
justifique a desconfiança no sistema por meio do qual o País escolhe seus
representantes há 26 anos, sem a ocorrência de fraudes. Referência
internacional em segurança, eficiência e rapidez na realização de eleições, o
sistema eleitoral brasileiro é motivo de orgulho, não de suspeição.
Como o Estadão revelou há poucos dias, as
Forças Armadas fizeram 88 questionamentos ao TSE sobre o processo eleitoral nos
últimos oito meses, e 81 já tinham sido respondidos e divulgados. No dia 9
passado, a equipe técnica da Corte respondeu às sete dúvidas remanescentes. Em
detalhado ofício às Forças Armadas, os técnicos do TSE esclareceram, uma por
uma, as suspeitas de “fragilidade” das urnas eletrônicas e outras
“vulnerabilidades do processo eleitoral” apontadas pelos militares. É assim que
se combate a desinformação.
Muitas das suspeitas enumeradas pelos
militares, de acordo com os especialistas do TSE, são apenas “opiniões” e
provêm de “equívocos” e “erros de premissa”, como, por exemplo, acreditar que a
totalização dos votos de todo o País é feita em uma “sala escura” em Brasília,
também chamada de “sala secreta” pelo presidente Jair Bolsonaro e seus
apoiadores. Trata-se de uma mentira difundida por Bolsonaro com o evidente
propósito de provocar falsas dúvidas nos eleitores quanto à lisura do processo
eleitoral. Do presidente, seria ocioso esperar comportamento diferente. É
lamentável, no entanto, que alguns militares se prestem ao papel de fiadores
desse ardil.
“Não há, com o devido respeito, uma ‘sala
escura’ de apuração”, responderam os técnicos do TSE. “Os votos digitados na
urna eletrônica são imediatamente computados e podem ser contabilizados em
qualquer lugar, em todos os pontos do País”, diz trecho do documento enviado
pela Corte às Forças Armadas. “É impreciso afirmar que os Tribunais Regionais
Eleitorais (TREs) não participam da totalização. Muito pelo contrário, os TREs
continuam comandando as totalizações em suas respectivas unidades da
Federação.”
Isso é tão verdadeiro que nem é preciso ir
tão longe na história das urnas eletrônicas. Nas eleições municipais de 2020,
quando o TSE enfrentou problemas técnicos que causaram atraso na divulgação da
totalização dos votos, muitos candidatos a prefeito Brasil afora já comemoravam
sua eleição porque contabilizaram os votos recebidos com base nos boletins de
urna em seus respectivos municípios. Superado o problema que causou a lentidão,
o TSE confirmou os mesmíssimos resultados, como era esperado.
Lá se vão quase quatro décadas desde que o
processo eleitoral – do início ao fim – passou a ser uma responsabilidade
intransferível de autoridades civis do País. E, em todo esse tempo, nunca houve
problemas graves o bastante para justificar a mais tênue desconfiança sobre a
lisura dos resultados das urnas.
A participação institucional dos militares
na realização das eleições limita-se ao transporte das urnas até localidades
remotas do País. Por si só, isso já é uma contribuição inestimável das Forças
Armadas à democracia, pois garante que todos os brasileiros, sem exceção,
exerçam seu direito ao voto.
Respondidas as dúvidas levantadas pelas
Forças Armadas, a sociedade deve superar esse falso debate em torno da
segurança das urnas eletrônicas. Convém lembrar que a Polícia Federal,
analisando inquéritos abertos desde 1996, jamais encontrou indícios de fraudes
na votação eletrônica. Ademais, e sobretudo, é do TSE a palavra final sobre
eleições no País. E a Corte já se pronunciou. Basta de dar trela aos arautos do
caos. Só eles ganham com a confusão.
É crucial voltar a investir no País
O Estado de S. Paulo
Mesmo que faça muito bem o que precisa ser feito, o Brasil levará ainda duas décadas para reconstruir a infraestrutura indispensável ao crescimento
Se bem conduzido a partir do início do
governo que tomará posse no dia 1.º de janeiro de 2023, um programa de
modernização da infraestrutura do País levará duas décadas para ser concluído
com resultados que assegurem o crescimento contínuo da economia brasileira.
Além de boa gestão pública, item de que o Brasil carece agudamente desde a
posse de Jair Bolsonaro na Presidência da República, um programa com essas
características exigirá muito mais recursos – públicos e privados, sobretudo
estes – do que tem sido aplicado nos últimos anos. O desafio é imenso, não
apenas para assegurar os investimentos necessários, mas, sobretudo, para
estabelecer regras claras e estáveis que estimulem a entrada de capital privado
e garantam sua adequada remuneração e, no setor público, critérios de
transparência e de planejamento que evitem o arbítrio e o desvio de finalidade
e de recursos.
“Ainda não conseguimos alterar de forma
material a trajetória de investimentos em infraestrutura”, diz o economista
Cláudio Frischtak, da consultoria Inter.B, na apresentação da Carta de Infraestrutura na
qual se analisam o fluxo e o estoque dos investimentos a partir de 2010, com
projeções para 2022. Investe-se muito pouco. No ano passado, os investimentos
alcançaram 1,73% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2022, segundo projeções da
consultoria, devem ficar em 1,71%. A modernização exige pelo menos 3,64% do PIB
durante 20 anos.
A trajetória de queda dos investimentos se
observa desde 2013, quando surgiram os primeiros sinais da grave crise econômica
causada pela irresponsável política econômica do governo petista de Dilma
Rousseff e que se agravaria até 2016, ano em que ela foi afastada do cargo. A
pequena melhora observada a partir de 2020 nos investimentos públicos não
decorreu de alguma decisão adequada do governo Bolsonaro, mas da iniciativa de
governos estaduais.
Mesmo quando as estatísticas mostravam
volume expressivo de investimentos, especialmente do setor público, o resultado
não era proporcional aos montantes contabilizados. “Não investimos
necessariamente bem”, observam os autores da publicação. Exemplo notório de
maus investimentos é o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado
com estardalhaço em 2007, no início do segundo mandato do presidente Luiz
Inácio Lula da Silva, com a mobilização de centenas de bilhões de reais e metas
ambiciosas. “O PAC foi um programa mal concebido e pior executado, gerando
enorme desperdício de recursos”, afirmam.
Os investimentos públicos ainda estão
sujeitos a forte influência política, diz o estudo. Orçamento secreto,
destinações de recursos para áreas de interesse eleitoral de políticos da base
governista e mau uso do dinheiro público dão a dimensão das mudanças
necessárias para fazer o investimento público render aquilo que o contribuinte
tem o direito de esperar. Para alcançar o volume de investimentos necessário
será preciso planejamento adequado e, para garantir sua correta destinação, é
preciso criar formas de controle e acompanhamento mais rigorosas e eficazes, de
modo a conter o desperdício e a corrupção.
A reforma do Estado, que reduza despesas
correntes e crie espaço para a ampliação dos investimentos, será essencial.
Trata-se de uma mudança com que todos os cidadãos preocupados com o futuro do
País concordam. Mas ela contraria muitos interesses e, por isso, sua aprovação
demandará empenho e competência política do futuro presidente da República.
O investimento privado – que já tem peso
maior do que o público e deverá ser ainda mais importante – precisará de maior
segurança jurídica, estabilidade das regras e fiel obediência a elas. Atraí-lo
exigirá também o rompimento do que a Carta de
Infraestrutura chama de “véu de incerteza” que encobre o País
e que foi tecido pela destruição da reputação do Brasil em decorrência das más
políticas do governo Bolsonaro no campo diplomático e na área ambiental.
A tarefa é certamente complexa. Mas é
possível mudar para assegurar os investimentos em infraestrutura de que o País
necessita.
Otimismo num cenário incerto
O Estado de S. Paulo
Alguns indicadores alimentam a sensação de que os problemas passaram, mas muitos continuam ameaçadores
A alta das vendas do varejo em março foi o terceiro resultado mensal
positivo consecutivo, e levou o volume vendido a ficar 2,6% acima do nível de
fevereiro de 2020. Também o setor de serviços já opera em ritmo
bem superior ao observado antes da pandemia. A taxa de desocupação se
estabilizou num nível inferior ao observado até meados do ano passado. Dados
como esses, aferidos mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), mostram um cenário melhor do que se podia esperar no início
do ano.
Nesse quadro menos sombrio, a pandemia
parece ter desaparecido do horizonte de boa parte dos analistas. Assim,
projeções para o desempenho da economia vão subindo, como mostram as pesquisas
semanais do Banco Central com a média das avaliações das instituições
financeiras. Não faz muito tempo, não eram raras as projeções de queda do
Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. A média das projeções vem subindo e,
depois de ficar abaixo de 0,5% em boa parte do ano, agora se aproxima de 1%.
Seria bom se esse cenário se consolidasse
e, nos próximos meses, fosse adornado por mais indicadores positivos que
apontassem para uma recuperação mais rápida e sustentada da atividade
econômica.
Além dos dados animadores, porém, há outros
que recomendam precaução nas projeções. O primeiro deles é a inflação, que na
prévia para abril alcançou 1,73%, com o que o resultado acumulado de 12 meses
chegou a 12,03%. É para conter esse vigor inflacionário que o Comitê de
Política Monetária (Copom) vem elevando a taxa Selic, o juro básico da
economia. Em sua mais recente reunião a aumentou de 11,75% para 12,75%. No
início do ano passado, a Selic estava em 2%.
O endurecimento da política monetária
afetará o desempenho da economia nos próximos meses. Consumidores serão em
alguma medida desestimulados a tomar empréstimos para fazer compras de bens de
maior valor, empresas igualmente tenderão a recorrer menos a financiamentos
bancários. A inadimplência já está alta e poderá aumentar. O desempenho da
economia, assim, poderá não ser tão animador como hoje se projeta.
A taxa de desocupação, embora tenha caído
do pico de 14,9%, observado no início do ano passado, para 11,1% nas pesquisas
mais recentes divulgadas pelo IBGE, continua alta. E a renda real média do
trabalho é 8,6% menor do que a de um ano antes.
A política fiscal, marcada por ardilosas
manobras orçamentárias do Executivo e estimuladas pelo Congresso, gera dúvidas
que o clima eleitoral tenderá a acentuar. Não há sinais de que, por esse lado,
possa haver melhora neste ano.
No plano internacional, de onde provêm
pressões inflacionárias, também não há razões para esperar mudanças positivas.
A guerra na Ucrânia continua a impulsionar preços de importantes itens do
comércio mundial e que afetam o Brasil, como petróleo, trigo, milho e fertilizantes.
E a atividade econômica mundial está em desaceleração.
Não sem razão, “incerteza” é uma palavra
repetida várias vezes na ata da última reunião do Copom. Ser otimista diante de
tantas incertezas requer alguma dose de prudência.
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