sexta-feira, 10 de junho de 2022

Vinicius Torres Freire: Golpe nos preços pode virar crime

Folha de S. Paulo

Pela reeleição Bolsonaro e Guedes querem que empresas manipulem preços

Jair Bolsonaro (PL) quer que supermercados diminuam seus lucros a fim de conter a carestia e, assim, evitar a eleição de Lula da Silva (PT) e a volta do "populismo" (aquele que nunca foi embora).

Entre vários problemas, trata-se de: 1) Sugestão de crime contra a ordem econômica; 2) Mais estelionato eleitoral: fazer demagogia e mentir agora para tudo explodir depois da eleição; 3) Pedido indireto para que empresas deem dinheiro para a reeleição; 4) Indício de como um governo autoritário pode meter a mão em empresas, preços e muito mais; 5) A desmoralização final ou adicional do "liberalismo" de Bolsonaro-Guedes.

Paulo Guedes detalhou o plano, quase em tom de ordem. "Empresários precisam entender que temos que quebrar a cadeia inflacionária. Estamos em hora decisiva para o Brasil. Nova tabela de preços só em 2023. Trava os preços, vamos parar de aumentar os preços", disse o ministro da Economia. Bolsonaro e Guedes falaram em um encontro da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Admita-se a hipótese improvável, por assim dizer, de que os empresários de supermercados decidam pagar esse imposto voluntário, um oximoro, uma contradição em termos, e contenham lucros e preços até o final deste ano e, na virada para 2023, "nova tabela". Isso é conluio para manipulação de preços. É crime.

Claro que a Abras pode se declarar para todo o sempre uma congregação caritativa, com margem simbólica de lucros, com o que Guedes poderia ser beatificado e ganhar um Nobel sem ter escrito um artigo científico, um reconhecimento pela prática de política econômica milagrosa.

Claro que tudo isso é sarcasmo. Mas a demagogia aloprada dá o que pensar.

Bolsonaro, Guedes e seus regentes do centrão querem abrir mão de impostos e endividar o governo a juros de 13% ou 14% ao ano a fim de baixar o preço de combustíveis até o final do ano. Ou os preços aumentam a seguir, "nova tabela" em 2023, ou se faz ainda mais dívida pública. Ou Guedes 2 vai fazer um arrocho geral de despesa? Vai? Ainda nesta quinta-feira prometeu reajuste geral para os servidores em 2023.

O resumo da ópera é: querem jogar a conta e a culpa pelo fracasso econômico nas costas de empresários e estados (ou tirar dinheiro deles para baratear gasolina e diesel). Mas dão indícios de coisa pior: de que fazem mesmo qualquer negócio, à luz do dia, a céu aberto.

Mentem descaradamente: sobre "liberalismo" ou aliança com o centrão, tentam desacreditar fatos básicos sobre epidemia, desmatamento, desemprego ou pesquisas eleitorais. Pode ser também que metam a mão na sua empresa ou no futuro dos seus negócios. Ou, então, pode ser que o esfolamento do povo recomece de modo mais descarado a partir do ano que vem, "nova tabela" em que o couro do cidadão vai custar mais barato.

Sob Bolsonaro 2, com mais poder no Supremo, com um Congresso vitaminado de centrão, o governo pode, por exemplo, cassar sua concessão de rádio e TV e dar para um amigo do nacional-mensalismo, essa aliança de extrema direita com mensaleiros que é o bolsonarismo.

Pode ter intervenção em preço. Ou no preço da sua empresa. Você não bajulou o governo? Vai ter de encarar um governo "terrivelmente liberal" —a ditadura militar já fez isso.

Sim, os preços devem cair se passar o pacotaço dos combustíveis de Bolsonaro e turma. As expectativas de inflação para 2023 já aumentam. A taxa de juros vai ficar alta ou mais alta por mais tempo. A dívida pública vai aumentar ou haverá um arrocho de gastos públicos. Gente do governo já propôs privatizar a saúde. Bolsonaro 2 vai estar ainda mais livre para tocar o terror.

Nenhum comentário: