sexta-feira, 22 de junho de 2018

Maia cobra de Perillo gesto de Alckmin para aliança

Por Vandson Lima | Valor Econômico

BRASÍLIA - Articulador político do pré-candidato do PSDB à Presidência Geraldo Alckmin, Marconi Perillo esteve na manhã de ontem na residência oficial da Câmara dos Deputados para uma conversa com Rodrigo Maia (DEM).

Durante aproximadamente uma hora, Maia e Perillo, que têm boa relação, discutiram as possibilidades do cenário eleitoral.

Maia, maior representante do grupo de partidos aglutinados no Centrão da Câmara, deu o recado ao tucano: a tendência natural à aliança de DEM, PP, PR, Solidariedade e PRB com o PSDB existe, mas Alckmin precisa abandonar a postura de "jogar parado" e fazer gestos mais enfáticos ao grupo, sob pena de vê-lo caminhar rumo a Ciro Gomes (PDT).

A cúpula do Centrão saiu muito bem impressionada do jantar com Ciro e isso foi transmitido por Maia a Perillo. A disposição do pedetista de rediscutir seu programa e tornar o bloco participante ativo da elaboração do projeto que apresentará na campanha presidencial surpreendeu e encantou alguns dos presentes.

Alckmin precisa, portanto, mostrar "algo mais" para que o Centrão se junte em torno dele. O bloco trabalha para manter-se unido na disputa eleitoral. Mas admite-se também que, a depender do quadro, as legendas sigam separadas em diferentes alianças para a Presidência.

Mesmo dentro de cada partido há diferenças: no DEM, uma parte é entusiasta de Ciro, outros de Alckmin e há um grupo menor pró-Jair Bolsonaro (PSL).

Nomeado articulador político tucano após muitas críticas internas à pré-campanha de Alckmin, Perillo fez entre ontem e hoje vários encontros com potenciais aliados: além de Maia, esteve com os presidentes do PSD, PRB, Pros e PP, enquanto Alckmin encontrou com os presidentes do DEM, ACM Neto, e do PTB, Roberto Jefferson.

Havia a expectativa de Perillo encontrar-se com o presidente do MDB, senador Romero Jucá (RR), mas as informações são de que a reunião ficou para outra data. Ontem, Perillo esteve com outro emedebista, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE).

Nenhum comentário: