quarta-feira, 6 de agosto de 2008

DEU EM O GLOBO


GABEIRA RELANÇA IDÉIA DE BARCAS DA ZONA SUL

Concessão, porém, cabe ao governo do estado; mas candidato diz que incentivaria


Se depender da vontade do candidato à prefeitura do Rio Fernando Gabeira (PV), o traslado do turista estrangeiro entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim e a Zona Sul da cidade pode ser bem mais aprazível. Ontem, durante uma travessia de barca entre a Praça XV e Cocotá, na Ilha do Governador, ele apresentou o projeto da ligação aquaviária entre os dois pontos.


Embora a Barcas S/A seja uma concessão estadual, a prefeitura atuaria como incentivadora para tirar o projeto do papel.

- O papel da prefeitura é de animador e de facilitador do projeto, articulando tudo com as barcas e com o governo federal - disse Gabeira, ressaltando que o interesse da prefeitura é estimular o turismo e a cultura na cidade.

Faz parte do projeto a implementação de alfândega em Botafogo, em parceria com a Polícia Federal e as companhias aéreas. A estação ficaria próxima à estátua do Manequinho, onde os passageiros de vôos internacionais fariam o check-in, para aproveitar o trajeto até o aeroporto como mais um passeio turístico antes de deixar a cidade.

- À primeira vista, o projeto parece uma maluquice. Mas não é nada impossível - avaliou Eva Vider, professora da Escola Politécnica da UFRJ.

Para Gabeira, recuperando o aeroporto e implantando a linha, a cidade dará um grande passo rumo às Olimpíadas de 2016. A proposta beneficiaria o turismo e seria outra opção de transporte para a população da Ilha do Governador.

Nenhum comentário: