sábado, 17 de dezembro de 2011

PSDB pede explicação sobre viagem de Pimentel

Para tucanos, ministro pode ter ido a Genebra para ficar longe da imprensa; a agenda não foi toda cumprida

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O PSDB quer informações oficiais do governo federal sobre a viagem do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a Genebra, na Suíça, esta semana. O ministro obteve autorização, publicada no Diário Oficial da União do dia 14, para se afastar do Brasil e participar da 8ª Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC), mas não compareceu à abertura oficial do evento. O líder do PSDB, Duarte Nogueira (SP), vai apresentar na Câmara, semana que vem, requerimentos de informação a Pimentel e ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, sobre a agenda de compromissos em Genebra.

Os requerimentos solicitaram que os dois ministros enviem à Câmara cópia de suas agendas no evento da OMC, informações sobre a composição da comitiva e sobre quem esteve presente nas conferências em Genebra. Também questionará o custo da viagem.

- É preciso ter informações a respeito para que seja afastada a hipótese de o ministro ter faltado a compromissos de interesse do país para não ser abordado por jornalistas a respeito das denúncias envolvendo sua atividade de consultor - afirmou o líder tucano.

Pimentel não participa de reunião ministerial da OMC

O Diário Oficial do dia 14 último trouxe despacho da presidente Dilma Rousseff autorizando o afastamento do país, com ônus para os cofres públicos, de Fernando Pimentel. No despacho, o afastamento foi autorizado entre os dias 13 e 16 deste mês, para participar da conferência da OMC.

Em Genebra, onde chegou no dia 14, Pimentel participou de encontro com países do Brics - grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. No dia 15, Pimentel participou de encontro bilateral com uma ministra da Suécia, numa sala da OMC. O próprio ministro afirmou não ter tido "nada de específico" nessa reunião.

O ministro se ausentou ainda do principal evento realizado em Genebra: a reunião ministerial da OMC, realizada na tarde do dia 15.

Longe da imprensa no retorno ao Brasil

Após retornar de Genebra, Fernando Pimentel continuou fugindo dos jornalistas no primeiro compromisso oficial no Brasil. Ontem, ele conseguiu despistar os repórteres que o esperavam na garagem da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo Fiesp), antes e depois de um encontro que ele manteve com o vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani.

Pimentel conseguiu entrar despercebido por volta das 13h30m, mas não na saída, por volta das 15h10m. Mesmo assim, partiu de vidros abaixados, sem dar a mínima chance para microfones e máquinas fotográficas que esperavam um pouco da sua atenção.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: