terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Serra oficializa candidatura e leva PSDB a adiar prévias

O ex-governador José Serra anunciou no Twitter que disputará as prévias para escolha do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo.

A cúpula do partido decidiu adiar a disputa interna marcada inicialmente para domingo, por uma semana. José Aníbal e Ricardo Trípoli, os pré-candidatos que ainda estão no páreo, são contra o adamento

Serra oficializa candidatura em SP, e PSDB decide adiar prévias

Cúpula da legenda quer ganhar tempo para construir a vitória na disputa interna

Aliados montarão, em parceria com o prefeito Kassab, força-tarefa para conversar com a militância tucana

Daniela Lima

SÃO PAULO - O ex-governador José Serra anunciou ontem em seu Twitter que disputará as prévias para escolha do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. Com a "oficialização" do desejo do tucano, a cúpula da sigla decidiu adiar a data da disputa interna.

Marcadas para domingo, as prévias deverão ser retardadas em pelo menos sete dias. Nesse tempo, os grupos políticos do governador Geraldo Alckmin, dos ex-pré-candidatos Andrea Matarazzo e Bruno Covas, e do próprio Serra farão uma força-tarefa para tentar construir a vitória dele nas prévias.

O grupo político do prefeito Gilberto Kassab reforçará o apoio a Serra. Vereadores que deixaram o PSDB no ano passado, quando Kassab criou seu partido, o PSD, vão acionar antigos contatos na militância tucana para pedir votos para o ex-governador.

A operação conta com o aval de Alckmin, que ontem, a aliados, defendeu a mudança da data.

O adiamento será aprovado hoje, em votação na Executiva Municipal. Aliados de Serra trabalham com dia 11 ou dia 25 de março.

Os dois pré-candidatos que ainda estão na disputa contra o ex-governador -o secretário estadual José Aníbal (Energia) e o deputado Ricardo Trípoli- são contra a mudança. "Serra é muito conhecido e sua candidatura foi amplamente divulgada. O adiamento será um golpe na militância", diz Aníbal.

Ontem, ele foi procurado pelo presidente do partido, Julio Semeghini, e pelo secretário Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano), um dos principais articuladores de Alckmin. Ouviu de ambos um apelo de adiamento das prévias. O argumento foi que Serra precisa de tempo para se apresentar como pré-candidato.

Diante da recusa de Aníbal -Trípoli foi consultado e também disse não- a Executiva Municipal vai arbitrar a decisão, e a derrota dos dois é dada como certa.

Antes da reunião que selará o adiamento das prévias, Serra entregará carta oficializando sua pré-candidatura.

Agora imerso da disputa municipal, o ex-governador já começou a conduzir a costura de alianças. Ontem, por exemplo, esteve com dirigentes do DEM em seu escritório político. Tucanos dão como certo o apoio da sigla a Serra.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: