quarta-feira, 28 de março de 2012

Cordialidade entre líderes

Os ex-presidentes Fernando Henrique e Lula conversaram ontem por uma hora no Hospital Sírio-Libanês, onde o petista trata de um câncer na laringe

Encontro de presidentes

Após telefonema do tucano, Lula recebeu FH no hospital e conversaram por quase uma hora

Marcelle Ribeiro

SÃO PAULO. Os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso conversaram ontem, por quase uma hora, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o petista trata o câncer na laringe. O encontro foi marcado a pedido de tucano, que telefonara para Lula dizendo que gostaria de visitá-lo.

Segundo a a assessoria do tucano, os ex-presidentes não conversaram sobre política, apenas sobre o estado de saúde do petista e os institutos que cada um deles mantém, onde preservam seus acervos e promovem debates políticos. Lula disse, inclusive, que gostaria de visitar a Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC). A necessidade de conseguir recursos para a manutenção das fundações foi abordada na conversa, de acordo com o diretor-presidente do Instituto Cidadania - do qual Lula é presidente de honra -, Paulo Okamoto.

Ao sair do hospital, onde Lula esteve ontem para mais uma sessão de fonoaudiologia, Fernando Henrique disse que o petista parecia "bastante animado" e, a assessores, teria comentado: "Quis dar uma força ao presidente Lula, para que ele se recupere o mais rápido possível".

O pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse que o encontro é a prova de que o Brasil "amadurece" e de que há atualmente um ambiente "democrático" e "respeitoso". Em dezembro, FH havia afirmado que não guarda mágoas de Lula e que, em outubro, assim que soube do diagnóstico do câncer, telefonou-lhe para conversar.

- Eles são amigos de longa data, não há motivos para se manterem afastados, sobretudo no momento em que o ex-presidente Lula passa por uma recuperação. É um gesto muito correto, assim como quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso perdeu a esposa, Ruth Cardoso, e fomos todos encontrá-lo e abraçá-lo - afirmou Haddad, após participar de reunião com líderes partidários na Câmara Municipal de São Paulo.

Depois do encontro, Lula retornou para sua casa, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, mas é possível que retorne hoje ao Sírio-Libanês para fazer exames que avaliarão os resultados do tratamento do câncer. A informação foi dada anteontem pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que esteve reunido com Lula no domingo. A assessoria do hospital, porém, não confirmou a data. (Colaborou Gustavo Uribe)

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: