quarta-feira, 28 de março de 2012

Tucano alfineta petistas

Juliana Cipriani

A decisão do PT municipal de recomendar ao prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), que retire o PSDB da chapa com que concorrerá à reeleição em outubro irritou os tucanos, que não perderam a oportunidade de alfinetar os rivais históricos. "O PT nem está na aliança ainda, não conseguem se entender nem entre eles. Nós já estamos", afirmou o presidente do PSDB da capital, deputado estadual João Leite. O parlamentar considerou "jogo de cena" a resolução aprovada no domingo pelos petistas, que deram até 15 de abril para o prefeito se posicionar sobre uma possível exclusão do PSDB.

Para João Leite, a exigência é um teatro. "O presidente Lula já os mandou apoiarem o PSB na aliança conosco aqui." Além disso, segundo o tucano, o PT não tem tamanho suficiente para fazer esse tipo de exigência. Leite citou as últimas eleições gerais em que o governador Antonio Anastasia (PSDB) foi reeleito em primeiro turno, derrotando a chapa que tinha o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias (PT) como vice. Também o presidenciável José Serra (PSDB), apesar de derrotado para a presidente Dilma Rousseff (PT), a venceu na capital mineira.

"Nós é que não sabemos se o PT vai estar na chapa. O presidente nacional do PSB, governador Eduardo Campos, convidou o PSDB a fazer parte formalmente da aliança em BH. Sinalizamos isso para as bases e aceitamos", reforçou. O dirigente não acredita em um eventual recuo por parte dos socialistas e lembrou que está em negociação para compor também uma aliança entre PSB e PSDB na eleição para vereadores.

Contribuição

O deputado ironizou as articulações dos petistas, que devem decidir em abril quem será o nome do partido indicado para vice na chapa do prefeito. "Nem entraram no ônibus, não sabemos em que lugar vão sentar. Vão querer ser vice de novo para fazer oposição, como fez o Roberto Carvalho? Campanha contra o Lacerda mais quatro anos?", afirmou. Apesar de ser um dos mais ferrenhos opositores à gestão federal petista, João Leite disse que os tucanos não vetam a presença do PT na aliança. "Não vetamos ninguém. Se estiverem dispostos a contribuir com a cidade, aceitamos."

No domingo, os delegados do PT aprovaram a aliança com o prefeito Marcio Lacerda, mas colocaram como um dos pontos fundamentais a serem discutidos com ele a ausência dos partidos opositores de Dilma. Para parte do partido, isso foi interpretado apenas como uma recomendação. Já o vice-prefeito e presidente municipal do PT, Roberto Carvalho, rompido politicamente com Lacerda, afirma tratar-se de um prazo para o socialista optar entre petistas e tucanos. Ofício nesse sentido já foi enviado ao prefeito e ao PSB, segundo Carvalho.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: