sábado, 28 de abril de 2012

Lei Florestal desagrada pequenos produtores

Kelly Matos

BRASÍLIA - O presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), Alberto Broch, afirmou ontem em audiência com a presidente Dilma que o novo Código Florestal, aprovado pela Câmara na quarta-feira, desagradou os trabalhadores da agricultura familiar.

A principal crítica é em relação à ausência de uma diferenciação entre pequenos e grandes produtores.

"Um agricultor que tem cinco hectares, que tem um riozinho que passa lá, terá a mesma legislação que alguém que tem 10 milhões de hectares", afirmou Broch.

Ele disse que pediu à presidente que observe a possibilidade de estabelecer um tratamento diferenciado para os pequenos produtores. No entanto, Dilma não confirmou se vetará o novo Código Florestal.

"Ela não falou [que vai vetar]. Ela falou que vai estudar o caso", contou Broch.

Durante a reunião, representantes da Contag entregaram à presidente a pauta de reivindicações da edição deste ano do Grito da Terra, mobilização de trabalhadores rurais que ocorrerá no dia 30 de maio, em Brasília.

O documento traz 141 itens, que incluem, por exemplo, questões relacionadas à reforma agrária, à agricultura familiar e a políticas sociais para os trabalhadores.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: