terça-feira, 8 de maio de 2012

PMDB é contra convocar governadores em bloco

"São situações diferentes", diz presidente da CPI

O PMDB vai tentar impedir que a CPI do Cachoeira inclua o governador do Rio, Sérgio Cabral, na discussão dos supostos envolvimentos dos governadores de Goiás, Marconi Perillo, e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, com o esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira. A oposição, em especial o PSDB, quer a votação em bloco dos pedidos de convocação de governadores dentro da CPI. Líderes do PMDB reforçaram ontem o discurso de que Cabral não é citado nas investigações e que não pode ser incluído no escândalo por causa de sua amizade com o dono da empreiteira Delta, Fernando Cavendish, que se afastou do comando da empresa.

A estratégia de defesa de Cabral feita pelo PMDB poderá ser colocada em prática com apoio do presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que afirmou que não vai permitir a votação em bloco dos pedidos de convocação dos três governadores.

Ressaltando que sua posição é de presidente da CPI e não de integrante do PMDB, Vital do Rêgo argumentou que as situações dos governadores são diferentes e que só se vota em bloco quando as situações são iguais:

- São fatos diferenciados. As provas são diferentes, os posicionamentos são diferentes. Não existe votação em bloco. São situações jurídicas diferentes de A, B ou C. Como presidente, não discuto convocação de A, B ou C (em bloco).

Cabral telefonou semana passada para peemedebistas como o vice-presidente Michel Temer e o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). Dentro do PMDB, embora a tática seja de evitar sua convocação, alguns acham que seria uma oportunidade de Cabral acabar com as especulações. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), considera desnecessária a convocação:

- Para chamar um governador a CPI, qualquer CPI, tem que haver fato específico. Os fatos que apareceram sobre o governador Cabral até o momento são fotos da viagem a Paris. Aquilo pode ser chamado de tudo, menos de efeito Cachoeira.

Renan afirmou que falou semana passada com Cabral, que reiterou a amizade com Cavendish:

- Chamar o governador para falar sobre o quê? Não há relação com Cachoeira.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: