terça-feira, 24 de julho de 2012

PPS lamenta morte de Aloisio Teixeira

O mundo acadêmico brasileiro perdeu hoje, pela manhã, um dos seus quadros mais qualificados e inovadores, com a morte inesperada, aos 67 anos, do economista Aloisio Teixeira, que deixou um legado exemplar durante o seu mandato de oito anos (2003-2011) como reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Filho do inesquecível brigadeiro Francisco Teixeira, militar democrata e de tradição comunista com relevantes serviços prestados à nação, o carioca Aloisio deu sequência à rica trajetória do pai, e além de ter sido um dos líderes da resistência ao regime autoritário de 1964-1985, sempre foi um militante das grandes causas pelas liberdades e por oportunidades iguais para todos.

Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro, tornou-se mestre pela UFRJ e doutor pela Unicamp. Foi professor titular de Economia da UFRJ, instituição na qual foi eleito e reeleito reitor, com os maiores índices de votos obtidos nas disputas nela ocorridas. Autor de várias e importantes pesquisas e estudos sobre a realidade brasileira, como cientista social, também deu assessoria técnica a diversos organismos federais, com destaque para os Ministérios da Fazenda, o de Ciência e Tecnologia, e o da Previdência. Em 2005, teve seu mérito reconhecido internacionalmente ao lhe ser outorgado o título de Doutor Honoris Causa, pela Universidade Paris 13.

Seu legado ao ensino superior se reveste de transformações e protagonismo na luta pela universalização do ensino superior (implantou a cota social de 30% das vagas oferecidas para cada curso, aliando a origem na escola pública à renda familiar), introduziu o ensino interdisciplinar e criou novos cursos, além de aliar o fortalecimento da democracia interna da universidade com uma política agressiva de ampliação e reestruturação, de forma que todos os colegiados tiveram suas atividades em pleno funcionamento.

Seu corpo será velado na escadaria da capela do Palácio Universitário, no campus da Praia Vermelha. Em meu nome pessoal, e da direção nacional do PPS, transmitimos a seus familiares, amigos pessoais e colegas da UFRJ nossos mais sentidos pêsames pela irreparável perda.

Deputado Roberto Freire
Presidente nacional do PPS

FONTE: PORTAL DO PPS

Nenhum comentário: