quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ato depois do julgamento

Os partidos de oposição vão esperar o fim do julgamento do mensalão para entrar com pedido de abertura de investigação no Ministério Público contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O recuo é estratégico. PSDB, DEM e PPS temem que qualquer movimento agora interfira no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e acabe por adiar a condenação dos petistas que são réus no suposto episódio de compra de apoio político no Congresso.

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR) leu ontem, na tribuna da Casa, uma nota anunciando a iniciativa dos opositores. No documento, os presidentes das três legendas afirmam estranhar "o silêncio ensurdecedor do ex-presidente Lula, que deveria ser o maior interessado em prestar esclarecimentos sobre fatos que o envolvem diretamente". No texto, os opositores dizem ainda que Lula não pode "se eximir das responsabilidades dos oito anos em que governou o Brasil, ainda mais quando há suspeitas que pesam sobre o seu comportamento no maior escândalo de corrupção da história da República".

A oposição decidiu agir a partir de uma reportagem da revista Veja publicada no último fim de semana que atribui ao empresário Marcos Valério, um dos suspeitos de financiar o suposto esquema de pagamento de propina a parlamentares da base aliada, acusações contra o ex-presidente. Segundo a publicação, Valério sustenta que Lula tinha conhecimento e avalizou as irregularidades. (GM)

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: