quinta-feira, 21 de março de 2013

Campos busca apoio de empresários e sindicalistas do Sul e Sudeste

Governador de Pernambuco monta agenda com partidos de oposição

Germano Oliveira, Catarina Alencastro

SÃO PAULO e BRASÍLIA - Depois de se reunir com a nata do empresariado na semana passada, em São Paulo, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, articula para as próximas semanas novos encontros com empresários e sindicalistas no Sul e Sudeste, na tentativa de ampliar o apoio a seu nome em uma eventual disputa pela Presidência da República. Ontem, ele esteve na capital paulista em novas reuniões e, no dia 9 de abril, em Porto Alegre, irá ampliar a aparição pública ao lado, inclusive, de empresários como Jorge Gerdau, que recentemente criticou o elevado número de ministérios no governo petista.

O dirigente do PSB ainda articula reunião com a direção nacional da Força Sindical, na capital paulista, na qual dará palestra sobre o atual quadro da economia brasileira. O convite foi feito pelo presidente da entidade sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT), que tem ensaiado uma aproximação com o governador de Pernambuco. No encontro em Porto Alegre, em abril, o dirigente do PSB discursará para seis mil empresários, reunidos no Fórum da Liberdade.

- Há uma grande expectativa da plateia pelas propostas que Eduardo Campos pode apresentar. Nosso fórum é apartidário, mas no meio empresarial todos estão ávidos por saber o que ele pensa. Há espaço para mudanças. O Brasil não pode viver como eterna promessa. Tem que fazer mudanças estruturais para acelerar o desenvolvimento - disse Michel Gralha, presidente do Instituto de Estudos Empresariais, que organiza o evento.

Dilma e Campos no palanque

Além de empresários e sindicalistas, o dirigente do PSB tem buscado estreitar laços com representantes de partidos que votam com o governo, como PDT e PTB. Na semana passada, o dirigente do PSB viajou ao Rio de Janeiro para conversa com o presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, e, ontem, tinha marcado um encontro, na capital paulista, com o secretário-geral do PTB, Campos Machado, que foi adiado para o início de abril. Ele também tem mantido diálogos com partidos de oposição, como PPS e DEM.

Em encontro, no final do mês passado, o dirigente do PSB informou à presidente Dilma Rousseff que o seu partido só decidirá se terá candidatura própria em 2014.

Eventuais adversários no ano que vem, a presidente Dilma Rousseff e Campos estarão no mesmo palanque, na segunda-feira, durante visitas a obras do governo federal em Pernambuco. Em pleno reduto do socialista, Dilma aproveitará a vistoria que fará à construção do sistema adutor do Pajeú, em Serra Talhada, para anunciar mais medidas de combate à seca, a pior dos últimos 50 anos na região Nordeste. Em Recife, a presidente visitará a duplicação da BR 408. Será o primeiro encontro público dos dois desde que o próprio Eduardo Campos, em conversas reservadas, começou a considerar que sua candidatura é irreversível.

Pacote para o nordeste

A grave estiagem tem ocupado a agenda do Palácio do Planalto. A ampliação de iniciativas já em andamento, como operações carros-pipa e construção de cisternas, foi discutida ontem em uma reunião entre três ministros e deputados do Nordeste. O pacote para a região será fechado entre hoje e amanhã.

Os prefeitos têm reclamado de demora nos repasses de recursos dos estados para a execução das obras. Uma das alternativas é o repasse direto da União para as prefeituras por meio do cartão da Defesa Civil, que já existe. Desde abril do ano passado, o governo federal já liberou R$ 5,1 bilhões para ações emergenciais contra a seca.

Colaboraram Gustavo Uribe e Luiza Damé

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: