quinta-feira, 21 de março de 2013

Aécio mira a liderança tucana

Senador reafirma candidatura à presidência da sigla e diz que apoio de Serra virá no `momento oportuno´

Comando da legenda é o primeiro passo do mineiro visando ao Planalto em 2014

BRASÍLIA - A menos de um mês e meio de sua convenção geral - programada para selar a liderança do senador Aécio Neves no comando do PSDB -, o partido ainda não conseguiu superar a divisão interna. Porém, depois de admitir, pela primeira vez, que pretende se candidatar ao cargo, Aécio mostrou confiança no apoio de José Serra (PSDB): "Teremos o apoio de Serra no momento oportuno".

Virtual candidato tucano à Presidência da República, Aécio precisou agir nos últimos dias contra rumores de que a resistência a seu nome para a presidência da sigla vinha também do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

A candidatura à presidência do PSDB é o primeiro passo do mineiro na construção de sua candidatura ao Planalto. O senador resistia a embarcar no projeto, alegando que poderia causar desgaste desnecessário antes da eleição. Por pressão da sigla, porém, assumiu a missão.

Na semana passada, parlamentares ligados a Serra afirmaram a integrantes da direção do PSDB que o ex-governador deveria ser o presidente da legenda. Disseram que essa seria a única forma de evitar a saída do tucano do partido rumo ao PPS. A movimentação nos bastidores criou um mal-estar no partido.

Encontros. Na segunda-feira, Aécio se reuniu por três horas com Serra e, anteontem, esteve com Alckmin, de quem obteve uma indicação de apoio político.

O governador chegou a dizer que Aécio é "um grande nome" para presidir o PSDB. Na semana passada, ele havia dito que o senador não precisaria ser presidente da sigla para ser presidenciável.

A declaração preocupou aliados de Aécio na ocasião. Na visão desse grupo, a resistência de Serra, sozinha, não abalaria o projeto político do senador. Entretanto, uma divergência com Alckmin poderia comprometer os planos do mineiro.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: