quarta-feira, 1 de maio de 2013

Beltrame admite flerte de Eduardo

Secretário de Segurança do Rio confirma que recebeu do socialista um convite para ser candidato ao governo do Rio. No entanto, não adiantou se aceitou

RIO - O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, confirmou ontem que foi convidado pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), para se candidatar a governador do Rio. Ele não respondeu, porém, se aceitou o convite. "Estou focado no trabalho que estou fazendo. Muitas coisas aconteceram ontem e muitas coisas aconteceram hoje. Temos muito trabalho para fazer até 2014. Estou pensando única e exclusivamente em segurança pública", disse Beltrame.

Segundo interlocutores do secretário, Beltrame tem afirmado que qualquer posição em relação à 2014 representa um risco, criando um telhado de vidro. Possíveis erros no programa das UPPs poderiam, além de arranhar sua imagem, ser vinculados à campanha. Para ele, quanto menos exposição, menor o comprometimento da imagem.

Em Olinda, durante evento com entidades estudantis para a assinatura da lei que prevê a transferência de 100% dos royalties do pré-sal para Educação, Eduardo Campos despistou: "Não tive essa conversa. Não falei nada de eleição com ele. Estivemos juntos, mas falando sobre segurança", disse o governador, pré-candidato à Presidência interessado em um palanque forte no Rio.

Na semana passada, o presidente estadual do PMDB, Jorge Picciani, afirmou que Beltrame aceitou ser vice na chapa de Luiz Fernando Pezão. De acordo com o peemedebista, o secretário foi convencido pelo governador Sérgio Cabral (PMDB). No entanto, Beltrame negou ter tomado alguma decisão e disse não ser o "momento apropriado" para falar sobre uma eventual pré-candidatura.

Beltrame tem colocado como condição para ser vice o controle das áreas de Segurança, Saúde e Assistência Social, ligadas às Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), projeto colocado em prática por ele. Caciques do PMDB querem convencer Beltrame que será mais fácil chegar a um acordo por espaço com os peemedebistas do que com o PSB.

A proposta de manter Beltrame na chapa de Pezão, mesmo que isso implique na concessão de benefícios e no controle de mais de uma área do governo, ganha força no PMDB. Ele seria a garantia de votos na capital, já que Pezão é forte no interior.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: