quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Marina cobra rapidez do TSE para criação de seu novo partido

Ex-senadora aponta demora na validação de apoios à Rede

Rubens Valente

BRASÍLIA - Correndo contra o tempo para criar a Rede Sustentabilidade, a ex-senadora Marina Silva e mais quatro deputados federais cobraram ontem da presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármen Lúcia, mudanças no trabalho dos cartórios eleitorais.

Em resposta, a ministra encaminhou o assunto à corregedoria do tribunal.

Marina depende da celeridade dos cartórios para colocar em prática seu projeto de candidatura à Presidência da República em 2014 pelo partido que pretende criar.

Até o momento, a nova sigla conseguiu validar nos cartórios 215 mil assinaturas. Outras 277 mil aguardam certificação --para obter o reconhecimento da Justiça Eleitoral, são necessários 492 mil apoiadores.

Cabe aos cartórios checar dados de eleitores que dizem apoiar a criação da Rede Sustentabilidade.

Marina reclamou da demora nos cartórios e dos "parâmetros" usados para rejeitar assinaturas. Segundo ela, em algumas repartições da cidade de São Paulo as rejeições chegaram a 30%.

Após a reunião, a ex-senadora disse esperar uma solução do TSE até uma "data adequada", mas não detalhou prazos --para concorrer pela Rede, o novo partido tem que ser aprovado até o início de outubro.

Caso o projeto naufrague, Marina ainda pode se filiar e lançar candidatura por outra legenda --hipótese que ela diz não admitir.

Ex-ministra do Meio Ambiente durante o primeiro mandato do governo Lula, Marina aparece em pesquisas recentes como a segunda mais citada entre os candidatos à Presidência e a primeira dentre os nomes da oposição.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: