quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Brasília-DF -Luiz Carlos Azedo

A frente externa
Enquanto o governo brasileiro se queixa dos Estados Unidos em todos os foros internacionais, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), faz duros ataques à presidente Dilma Rousseff . Ontem, em Nova York (EUA), durante encontro com 600 investidores estrangeiros, acusou o Estado brasileiro de agir de forma “extremamente intervencionista” — principalmente em setores como energia e petróleo e afugentar os investimentos.

Aécio procurou valorizar o legado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à frente do Palácio do Planalto. “Os pilares fundamentais da macroeconomia construídos no governo do PSDB, partido que presido, foram colocados em risco por uma má condução da política econômica ao longo desses últimos anos”, criticou.

Na abertura da Conferência Latin American 2013, evento realizado pelo BTG Pactual, em Nova York, o tucano acusou o governo de maquiar os números da economia. Disse aos empresários que, ao contrário de Dilma, tem compromisso com a estabilidade da moeda e com o chamado tripé macroeconômico do Plano Real: meta de inflação, câmbio flutuante e superavit primário. Aécio acredita que a promessa de resgatar a agenda da estabilidade, do crescimento e da responsabilidade fiscal trará apoio internacional à candidatura ao Palácio do Planalto.

Aliança
Pego de surpresa pelo acordo entre Marina Silva e o governador Eduardo Campos, Aécio reiterou sua avaliação positiva acerca da filiação da ex-senadora pelo Acre ao PSB, para ser vice na chapa do pernambucano. “Dou as boas-vindas a Eduardo e Marina, agora no front oposicionista, e acho que a campanha deixará de ter aquele maniqueísmo que sempre atendeu muito os interesses do PT.” Ambos foram ministros do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Alinhados
O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB-DF, resolveu alterar suas inserções na tevê, incluindo a imagem da filiação de Marina Silva ao PSB. O programa falará de ética e prega mudança na forma de fazer política na capital federal. As inserções do PSB começam a ir ao ar hoje.

Fato novo
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez duras críticas à Justiça Eleitoral ontem no Senado, por negar o registro partidário ao Rede Sustentabilidade. Para o parlamentar gaúcho, a aliança política firmada com vistas às eleições de 2014 entre a ex-ministra Marina Silva e o governador de Pernambuco Eduardo Campos, “é um fato novo e definitivo na política brasileira”.
 
Saúde + 10
As Comissões de Legislação Participativa, Seguridade Social e Família e Especial realizam hoje uma sessão conjunta na Câmara com o movimento “Saúde +10”. Participarão do encontro representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa é do presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS). Responsáveis pela apresentação do projeto de lei de iniciativa popular, assinado por 2,2 milhões de brasileiros, as entidades exigem a aplicação de 10% das receitas correntes brutas da União na saúde pública.

Emergentes
O FMI corrigiu a previsão para o crescimento dos países emergentes em 2014. A média dos emergentes será de 5,1%. A China cresce 7,3%; Índia, 5,1%; Rússia e México, 3%; África do Sul, 2,9%; Brasil, 2,5%.

Desmilitarização
O senador Humberto Costa (foto), do PT-PE, é o relator da Proposta de Emenda à Constituição 51/2013, do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que desmilitariza a PM. Redigida com o apoio do sociólogo Luiz Eduardo Soares, a PEC também propõe polícias organizadas por territórios ou tipos criminais e controle externo com ampla participação social.

Largou o osso
O deputado Valdemar Costa Neto, um dos condenados no processo do mensalão, deixou a secretaria-geral do PR ontem, durante reunião da Executiva da legenda. Assumirá a cadeira o senador Antonio Carlos Rodrigues (SP), suplente de Marta Suplicy, e seu aliado.

Liberado
O presidente nacional do PV, José Luiz Penna (SP), disse ontem que não tentará ação na Justiça para reaver o mandato do deputado Alfredo Sirkis (RJ), que deixou a sigla para se filiar ao PSB, seguindo os passos de Marina Silva.

Samutur
O senador Cyro Miranda (PSDB-GO) cobrou explicações da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, sobre o uso de um helicóptero do Samu para participar de eventos políticos em cidades de Santa Catarina, base eleitoral da ministra. O senador lembrou que, no ano passado, Ideli também foi questionada pelo uso de aviões da FAB. “ O governo manda, faz e desfaz e não dá satisfação. A população é que se lixe”, disse Cyro.

Depoimento
O assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, não será convocado pela comissão encarregada da sindicância contra o diplomata Eduardo Saboia. Ele é responsável pela indicação do embaixador Marcel Biato, seu ex-assessor no Planalto, para a Bolívia.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: