quarta-feira, 9 de outubro de 2013

PPS retoma debate nas bases sobre candidaturas a presidente em 2014

Dirigentes se reuniram nesta terça-feira em Brasília

Por: Assessoria do PPS

Os membros da Executiva Nacional do PPS defenderam nesta terça-feira, em Brasília, a retomada dos debates na base do partido sobre os rumos que a legenda deve tomar nas eleições presidenciais de 2014 levando em conta os seguintes cenários postos até hoje: candidatura própria ou apoio a Eduardo Campos/Marina Silva (PSB/Rede) ou Aécio Neves (PSDB). A maioria dos integrantes do partido avalia, no entanto, que não há necessidade de pressa para a decisão da legenda e que isso deve se dar apenas em meados do próximo ano. Há possibilidade, alertaram os dirigentes, de outras novidades no cenário eleitoral. Para o partido, a sociedade clama por uma alternativa política ao atual governo. E é nesse campo que o PPS vai atuar.

Com relação a possíveis mudanças, o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), ressaltou a situação da presidente Dilma Rousseff (PT). “Quem é candidato à reeleição com 38% dos votos fica numa posição muito frágil”, avaliou Freire. Ele analisou que ainda é preciso verificar o impacto da filiação de Marina ao PSB junto às pesquisas de intenção de voto em Eduardo Campos. Também ponderou que o papel do ex-governador José Serra dentro da candidatura do PSDB não está definido.

Candidatura própria

Na reunião, alguns dirigentes do partido defenderam que o partido lance candidatura própria. Para o líder do partido na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), o primeiro passo é formatar um projeto da legenda para o Brasil. “Primeiro temos que fechar as ideias, depois procuramos no partido um nome que se encaixe a esse perfil. Temos a capacidade de construir um projeto programático para o Brasil”, disse Bueno, que chegou a citar como possíveis candidatos o presidente Roberto Freire, o ex-ministro e vereador do Recife Raul Jungmann e a jornalista Soninha Francine, de São Paulo. Outros nomes, como o do próprio líder, também foram citados.

Proposta de consulta aos filiados

Na Executiva, Raul Jungmann (PE), que é diretor da Fundação Astrojildo Pereira, propôs que a entidade elabore uma proposta de consulta aos filiados e à sociedade sobre os rumos que o PPS deve tomar em 2014. Essa ideia será trabalhada e apresentada posteriormente à direção do partido.

Fonte: Portal do PPS

Um comentário:

Jurandir da Glória disse...

É preciso apanhar para retomar o bom senso, e reconhecer que não há mais espaçoes para a prática do absolutismo.
Falar em consultar as bases é um bom sinal