quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

A linha da reforma ministerial
Os aliados do governo, como o PMDB, que querem premiar seus quadros na reforma ministerial de dezembro vão estrilar. Com o aval do antecessor Lula, a presidente Dilma quer montar um Ministério técnico para a reta final do mandato. De olho na eleição, dirigente do PT explica: "A ideia é colocar quem entregue o prometido. Não pode ser alguém que acabou de chegar, mas um técnico que já esteja lá e faça acontecer"

0 PTB também quer um ministério
O PMDB não está mais só. O PTB, que está fora do Ministério desde 2009, quando José Múcio deixou a pasta de Relações Institucionais, quer seu ministério. O tema foi tratado ontem, pelo presidente do partido e vice do BB, Benito Gama, e pelo líder na Câmara, Jovair Arantes. Os senadores do PMDB também cobram uma reunião com a presidente Dilma. O líder Eduardo Braga (PMDB) tem relatado as queixas com a demora na nomeação do senador Vital do Rego para a Integração e com os desacertos entre PT e PMDB nas eleições estaduais. Ontem, o líder no Senado, Eunício Oliveira, cobrou da ministra Ideli Salvatti apoio no Ceará e a nomeação de Vital.

PROS quer manter Portos
A despeito da posição do governador do Ceará, Cid Gomes (CE), os deputados filiados ao recém-criado PROS querem manter a Secretaria dos Portos. A pasta era dirigida por Leônidas Cristino. Mas Cid diz que não quer fazer o sucessor para não ser acusado de fisiologismo.

Lulinha paz e amor
Orientação baixada pelo ex-presidente Lula, anteontem, no Instituto Lula: "Não tratar Eduardo Campos e Marina Silva como inimigos." Presentes: o presidente do PT, Rui Falcão, o governador Tarso Genro e Franklin Martins. Eles avaliam que parcela dos eleitores de Marina, com sua desistência, migrará para a presidente Dilma.

Correndo atrás dos antigos aliados
O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, ligou dos Estados Unidos para o presidente do PPS, Roberto Freire. Eles marcaram uma reunião com a presença de ex-comunistas, o senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Alberto Goldman.


Ô loco meu
O PT quer que a presidente Dilma tenha dois palanques no Rio (Pezão e Lindbergh). Agora, o candidato do PT ao governo do Rio, Lindbergh Farias, anuncia que também quer dois palanques (Dilma e Eduardo Campos). Mas isso não é tudo. O candidato do PR, Anthony Garotinho, anuncia que terá três palanques: Aécio Neves (interior), Dilma (Baixada) e a vice Marina Silva (capital).

Uma no cravo e outra na ferradura
O discurso do candidato do PSB, Eduardo Campos, no programa de TV desta quinta-feira, vai fazer elogios aos avanços do país nos últimos 20 anos. Disposto a romper o Fla-Flu, vai exaltar os presidentes Fernando Henrique e Lula.

Acabou-se o que era doce
O deputado Valdemar Costa Neto deixou ontem a secretaria geral do PR. Ele se licenciou do cargo por tempo indeterminado por causa da condenação no processo do mensalão. Assume no seu lugar o senador Antônio Carlos (PR-SP).

O deputado Fernando Francischini (PR) foi escolhido ontem, por unanimidade, o primeiro líder da bancada do Solidariedade.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: