segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Presidente e cúpula do Congresso . exaltarão balanço de 2013 na TV

Dilma gravará hoje pronunciamento de fim de ano, no qual deve citar programas sociais e resposta a protestos

Débora Álvares,  Eduardo Bresciani

BRASÍLIA – A presidente Dilma Rousseff deve gravar hoj e seu pronunciamento de fim de ano. Já se sabe que vai exaltar programas sociais, como o Brasil Sem Miséria e o Mais Médicos, e dizer que todos os indicadores demonstram uma situação melhor do que se esperava. Apesar das dificuldades de seu governo, principalmente na área econômica, a estratégia da presidente, às vésperas de um ano eleitoral, é vender otimismo.

O pronunciamento será exibido em rede nacional de rádio e TV, provavelmente amanhã. Nele, apresidente também falará de educação, incluindo o tema na lista do que ela considera positivo em seu governo.

"Não tem como fazer inovação se não tiver educação de qualidade no Brasil. E não tem como ter educação de qualidade se não tiver creche", disse ela em conversa com jornalistas, na semana passada, sinalizando o tom de sua mensagem.

Preocupação. Os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), também vão falar no horário nobre. Seus pronunciamentos, já gravados, sinalizam sobretudo a preocupação com a queda de popularidade dos congressistas após os protestos de rua ocorridos no mês de junho, A mensagem de Renan irá ao ar hoje à noite. Será o seu segundo discurso do ano em rede nacional. Alvo de críticas pelo uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para compromissos particulares, Renan tentará passar na TV uma imagem de austeridade. A Demonstramos que se pode fazer mais com menos. Apesar de gastarmos menos, votamos mais esse ano que no ano passado", destacará o senador.

Gravado na residência oficial do Senado, em Brasília, o pronunciamento de Renan será marcado por autoelogios. Repetira, em parte, o balanço do ano que fez no plenário da Casa, na quarta-feira. Vai falar sobre os cortes de gastos adotados desde fevereiro e da carta que enviou à Presidência da República, devolvendo aos cofres públicos R$ 275 milhões. Deve sugerir mais uma vez a aplicação dos recursos na construção de creches e no Bolsa Família.

Para completar, Renan destacará projetos cujas votações foram estimuladas pelas manifestações que tomaram conta das ruas em junho. Sua lista inclui o voto aberto, o projeto que torna a corrupção crime hediondo e a proposta de emenda à Constituição (PEG) que ampliou os direitos trabalhistas para as empregadas domésticas.

Na sua vez de falar em rede nacional, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, também ressaltará propostas importantes aprovadas pelos deputados - como a destinação de 75% dos royalties do pré-sal para educação e 25% para a saúde. A exemplo de Renan, vai dar destaque à PEG das empregadas domésticas e, por fim, à medida provisória que permitiu a continuidade do programa Mais Médicos, duas iniciativas que podem garantir dividendos eleitorais
.
Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: