segunda-feira, 31 de março de 2014

Nomeações no Rio mantêm base aliada para Pezão

Vice-governador define esta semana secretariado que vai assumir em abril

Marcelo Remígio – O Globo

RIO — A dança das cadeiras no Rio vai mexer no comando de 14 das 27 pastas — incluindo Procuradoria Geral e Defensoria Pública. Do total, 12 foram indicações políticas que sustentaram a base aliada do governador Sérgio Cabral. O peemedebista abriu espaço no primeiro escalão para PDT, PSD, PSC, PP, PTB e Solidariedade, que permanecem como aliados do vice-governador e pré-candidato ao Palácio Guanabara, Luiz Fernando Pezão. PT e PSB deixaram a base, mas dissidências defendem a candidatura do PMDB. Outras duas secretarias que terão mudanças são, hoje, ocupadas por nomes de extrema confiança de Cabral.

Pezão assumirá o Palácio Guanabara no dia 4. Aliado político no interior do estado, o ex-prefeito de Bom Jardim, no Centro Norte, Affonso Monnerat assumirá a cadeira de Wilson Carlos Carvalho na Secretaria de Governo, um dos braços-direitos de Cabral. Monnerat deixou a prefeitura para assumir a Subsecretaria Extraordinária para a Reconstrução da Região Serrana, criada após a tragédia de 2011, quando quase mil pessoas morreram vítimas das chuvas. Ele teve seu nome envolvido em denúncias de improbidade administrativa em obras de construção de pontes, feitas pelo Ministério Público Federal (MPF).

Já Tatiana Vaz Carius assumirá Transportes. Ela é subsecretária de Júlio Lopes, que vai disputar vaga na Câmara dos Deputados. Com a indicação, o PP permanece contemplado no novo governo e administrará uma das áreas mais críticas da gestão Cabral. O atual chefe de gabinete da Casa Civil, Leonardo Espíndola, substituirá Régis Fichtner, outro braço-direito de Cabral.

Cargos mantidos a aliados
Ao longo desta semana Pezão definirá os outros 11 nomes que vão compor seu governo, com previsão de assumirem os cargos até 8 de abril. O peemedebista tem avaliado indicações dos partidos, mantendo a distribuição de cargos entre os aliados.

Saem do governo para disputar vagas na Câmara dos Deputados, além de Júlio Lopes, Indio da Costa (PSD), do Ambiente, e Filipe Pereira (PSC), da Prevenção à Dependência Química. Também saem, mas para concorrer a vaga na Assembleia Legislativa (Alerj) Rafael Picciani (PMDB), de Habitação; Christino Áureo (PSD), de Agricultura; Pedro Fernandes (Solidariedade), de Assistência Social e Direitos Humanos; André Lazaroni (PMDB), de Esporte e Lazer; Marcus Vinícius (PTB), de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida; Cidinha Campos (PDT), de Defesa do Consumidor; e Gustavo Tutuca (PMDB), Ciência e Tecnologia. Felipe Peixoto (PDT), de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, deve concorrer a deputado federal, e Ronald Ázaro (PSC), do Turismo, ainda estuda se disputará a Alerj.

Duas secretarias já tiveram trocas — Educação e Saúde —, definidas anteriormente por Cabral e Pezão.

Nenhum comentário: