• Poucos conhecem Levy, Temer, Cunha ou Renan
Ricardo Mendonça - Editor-adjunto de "Poder" – Folha de S. Paulo
Os quatro personagens da arena política que mais ganharam poder com o enfraquecimento da presidente Dilma Rousseff têm duas características em comum perante a opinião pública.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e os peemedebistas Michel Temer, Renan Calheiros e Eduardo Cunha são pouco conhecidos pela população e, entre os que os conhecem, mal avaliados. São constatações da pesquisa Datafolha finalizada na quinta (18).
Para os brasileiros, o mais obscuro é Levy. Só 4% dizem conhecê-lo muito bem. O ministro da Fazenda é totalmente desconhecido para 43%.
Entre os que conhecem Levy ao menos de ouvir falar, 20% o aprovam. Mas 26% o classificam como ruim ou péssimo. Ainda assim, é o melhor desempenho entre os quatro neopoderosos da República.
Há muitos anos fazendo política em São Paulo, e mesmo já em seu segundo mandato como vice-presidente, Temer só é bem conhecido por 10%. Quase um terço não sabe quem ele é. A aprovação do vice, também articulador político do governo, é de 15%.
Cunha, que exerce uma ruidosa Presidência da Câmara, só é bem conhecido por 5%. E Renan, no comando do Senado, por 9%. Suas taxas de ótimo e bom, 17% e 13%, respectivamente, não são tão melhores que a de Dilma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário