domingo, 27 de novembro de 2016

PPS destaca liderança de Fidel Castro e espera que Cuba aprofunde reformas

Ex-presidente cubano morreu neste sábado, em Havana, aos 90 anos

A Executiva Nacional do PPS divulgou neste sábado (26) nota pública de pesar pela morte de Fidel Castro. O texto (veja abaixo) destaca a liderança do ex-presidente cubano na revolução de 1959 que “despertou no mundo uma grande esperança de transformação”, e “impulsionou uma agenda de reformas e lutas de libertação” em vários continentes.

Segundo o partido, a “expressão de mudança representada por Fidel”, no entanto, foi estancada pelo fim do socialismo real e a ausência de democracia em Cuba. A nota ressalta ainda a importância do reatamento de Cuba com os Estados Unidos, e diz esperar que com a morte de seu “líder maior” Cuba aprofunde as reformas econômicas no rumo da liberdade.

Veja abaixo a íntegra do texto.

“Nota pelo falecimento de Fidel Castro
Fidel Castro foi um líder que marcou o século XX, com forte protagonismo no período histórico conhecido como Guerra Fria. A revolução cubana sob sua liderança despertou no mundo, em especial na América Latina, grande esperança de transformação, impulsionando a agenda de reformas sociais e as lutas de libertação nacionais em diversos continentes.

Porém, essa expressão de mudança estancava no modelo do socialismo real que pela ausência de democracia gerava um regime ditatorial que ainda persiste em Cuba. Com o colapso da União Soviética e o fim da socialismo real, Cuba e Fidel perderam a oportunidade de promover a abertura democrática e iniciar reformas econômicas que só agora, especialmente com o reatamento com os Estados Unidos – importante gesto pela Paz Mundial -, timidamente começam e que nos, que fazemos o PPS, esperamos que com a morte de seu líder maior sejam ampliadas e aprofundadas no rumo da liberdade.

Executiva Nacional do PPS

Um comentário:

Fernando Carvalho disse...

SEMPER FIDELIS

Fidel Castro morreu. Um homem que figurará num lugar de destaque no Panteão dos Heróis da Humanidade. Liderou o povo cubano na construção de uma sociedade que para muitos era uma espécie de formigueiro humano onde as pessoas não podem se esforçar para possuir mansões, carros de luxo, frequentar restaurantes finos, beber bons e caros vinhos, possuir caneta Mont Blanc, e relógios Rolex.
Mas em compensação Cuba é uma sociedade que pode se orgulhar de não possuir crianças abandonadas nas ruas como no Brasil. As pessoas podem andar nas ruas sem medo de ser assaltadas. Um país que exporta médicos e boa medicina. Um país em que todos são iguais e não como no Brasil onde o povo é dividido em favelados e ricos. E os favelados contemplados com caveirões e helicópteros à prova de balas.
Viva Fidel Castro !!!