quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

PCdoB vai apoiar a reeleição de Maia

• Presidente da Câmara garantiu a líder do partido debate das reformas

Isabel Braga | O Globo

-BRASÍLIA- O PCdoB deve formalizar nos próximos dias o apoio à reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ). Após debater o tema no comitê central do partido anteontem, o líder da bancada comunista, Daniel Almeida (BA), reuniu-se ontem pela manhã, na Bahia, com Maia e o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que foi um dos principais articuladores do apoio ao atual presidente da Casa na eleição passada. A conversa entre os três foi considerada positiva pelos participantes e a aliança deve ser anunciada nos próximos dias.

Anteontem, após um debate com os deputados da bancada comunista, o presidente da legenda, Renato Rabelo, autorizou o diálogo em torno de espaços e pautas de votação de interesse da legenda na Casa. Na conversa, os comunistas pediram que Maia preserve o mais amplo espaço para o debate das reformas da previdência e trabalhista.

— Não se trata de uma disputa entre direita e esquerda. Não há hipótese de um candidato de oposição ganhar. Queremos o compromisso com o funcionamento regular da Casa, cumprindo os ritos e favorecendo o debate para tentarmos vencer o rolo compressor governista. Nosso apoio ao Rodrigo não significa concessão alguma em relação ao atual governo e sua agenda. Pelo contrário, a gente quer uma pessoa que nos dê garantia de que haverá o debate — explicou o líder Daniel Almeida, que ontem conversou também com Jovair Arantes (PTB-GO) e André Figueiredo (PDT-CE), dois dos adversários de Maia.

A maioria da bancada comunista, de 12 deputados, é favorável a apoiar a candidatura de Maia, apesar do apelo do candidato pedetista André Figueiredo, que se lançou formalmente terça-feira. Figueiredo quer ser o candidato das oposições, mas ainda espera apoio do PT, PCdoB, Rede e PSOL.

No segundo turno da disputa pelo mandato tampão, em julho do ano passado, quando a bancada decidiu apoiar Rodrigo Maia, as deputadas Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Alice Portugal (PCdoB-BA) se posicionaram contra e foram liberadas para não votar na disputa. Na época, as duas deputadas sustentaram que Maia, além de ser do DEM, tinha votado a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Alice Portugal ressalta que agora a situação não está fechada.

— Não há ainda uma posição definitiva de apoio. Por enquanto, é autorizar a conversar e só depois decidir. Esperamos as consequências dessas conversas — disse a deputada Alice Portugal.

Em julho do ano passado, Rodrigo Maia venceu o candidato do centrão e líder do PSD, Rogério Rosso (DF), com o apoio de deputados da oposição a Michel Temer, incluindo parte da bancada do PT — que ainda não definiu quem apoiará.

Nenhum comentário: