sábado, 1 de julho de 2017

Decisões do STF são comemoradas no Planalto

Soltura de Rocha Loures e retorno de Aécio representam alívio para Temer

Leticia Fernandes, Eduardo Barretto, O Globo

Em meio ao terremoto provocado pelo envio da denúncia da Procuradoria-Geral da República à Câmara, o presidente Michel Temer encerrou a semana comemorando um alivio. A decisão de libertar o exassessor especial de Michel Temer Rodrigo Rocha Loures foi recebida com silêncio pelos principais aliados do presidente, mas houve quem comemorasse no Palácio do Planalto.

A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), reduz a pressão sobre o presidente e pode enfraquecer a narrativa do empresário Joesley Batista, dono da JBS, que gravou Temer. O que, consequentemente, fortalece o discurso de Temer, que tem prazo de até dez sessões para se defender na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Na última semana, o presidente adotou a máxima de que a melhor defesa é o ataque e subiu o tom contra o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Outro ponto de alívio para o governo com a soltura de Rocha Loures é o fato de seus advogados já darem como descartada a possibilidade de uma delação premiada do exdeputado, o que familiares do ex-assessor vinham defendendo em função dos problemas decorrentes da prisão.

Ontem, logo após a decisão de libertar Rocha Loures, um auxiliar de Temer teve uma reunião interrompida para ser avisado da notícia. Um assessor entrou no gabinete pedindo que aumentasse o volume do canal de TV que divulgava a decisão.

— Por essa nós não esperávamos. E ainda diziam que ele ia delatar, estava em uma sala sem janela. É uma notícia muito boa. Não dá para deixar a pessoa presa preventivamente sem julgá-la — contou esse auxiliar, entusiasmado.

MAIS FÔLEGO COM TUCANOS
A soltura do ex-assessor de Temer veio no mesmo dia em que o senador Aécio Neves foi autorizado a retornar ao Senado. Apesar da divisão interna no PSDB, que segue participando do governo, mas tem algumas de suas principais lideranças colocando Temer sob suspeita, a volta do tucano pode reforçar a tropa de choque de Temer no Congresso e lhe dar mais fôlego na votação da denúncia na Câmara dos Deputados. O governo quer votar o mais rápido possível a denúncia e tentar rejeitá-la.

Também ontem, numa tentativa de demonstrar força política, o presidente divulgou um vídeo nas redes sociais para comemorar a aprovação de medidas importantes para o governo e a redução da meta de inflação.

No vídeo divulgado no Twitter, o presidente afirma que o Brasil está andando, apesar de críticos a seu governo quererem “parar nosso país”. “Não conseguirão”, sentencia.
O presidente comemorou também a aprovação da reforma trabalhista na CCJ do Senado, a redução da meta de inflação para os próximos anos e a aprovação, na Câmara, de uma Medida Provisória (MP) que regulariza a situação fundiária de trabalhadores urbanos e rurais.

“O governo e o Congresso trabalharam e aprovaram medidas importantes nesta semana. É uma prova cabal de que o país não vai parar, continuará avançando”, diz Temer no vídeo feito para a internet.

Nenhum comentário: