quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Base de Temer reage a reforma ministerial

Presidente disse que faria mudanças até dezembro, mas partidos cobram regras iguais

Cristiane Jungblut, Eduardo Barretto e Maria Lima / O Globo

-BRASÍLIA- A base aliada reagiu ontem à reforma ministerial anunciada pelo Palácio do Planalto. Após o pedido de demissão do tucano Bruno Araújo (Cidades) na segunda-feira, o presidente Michel Temer anunciou que “até meados de dezembro” concluiria o troca-troca. Seus principais assessores anunciaram que as mudanças atingiriam todos os ministros que querem disputar as eleições em 2018. A reação, porém, não demorou.

O presidente do PP, Ciro Nogueira, que esteve com Temer, deixou clara ontem a dificuldade que o governo enfrentará:

— O presidente me consultou. O ideal era que os ministros candidatos saíssem em abril, mas não vamos ser empecilho para a reforma do presidente, desde que a regra valha para todos, que não sejam retirados uns e outros permaneçam.

O problema central é que, no próprio Planalto, já se considera que haverá exceções à linha de corte do Planalto. A principal delas é a do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que, embora seja um possível candidato, é considerado intocável pelo governo, por ser o fiador da política econômica. Outros casos delicados são os dos ministros Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia) e Marcos Pereira (Indústria e Comércio Exterior), que não têm mandatos e, investigados na Lava-Jato, ficariam sem foro.

O líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), criticou a decisão de Temer de fazer uma ampla reforma agora:

— Uma mudança agora significa quebrar o ritmo de ações que estão sendo implementadas. Seria retroceder no momento de colher frutos, uma tarefa complicada para um governo que tem no fator tempo um de seus maiores desafios.

Nenhum comentário: