sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Opinião do dia: Fernando Henrique Cardoso

AE – O senhor acredita que, se for candidato do PSDB, ele conseguirá reunir forças políticas para impulsionar a candidatura?

FHC – Esse é o problema. Para ganhar, ele – ou qualquer outro – vai ter que reunir forças políticas. É preciso organizar um centro popular democrático e progressista. Se ele for o candidato, sabe que só ganha com aliança, e não sem. Agora, aliança a gente não faz só porque quer. É preciso que os outros queiram também. No quadro em que estamos, tudo vai depender muito da capacidade de o candidato expressar um sentimento que una. Quem for capaz disso pode ganhar a eleição. Não acho que o Brasil vá para o radicalismo.

Qual o problema que o Lula tem agora? Ele ganhou quando saiu do radicalismo e foi para uma posição mais ampla. Quando competiu comigo, o erro dele era estar numa posição radical, contra tudo. Quando foi candidato no fim do meu segundo mandato [em 2002], já estava em outra posição, fez a Carta ao povo brasileiro etc. Agora, pelas circunstâncias, ele está radicalizando de novo. Não é que seja um radical – mas ele não tem muita alternativa senão se defender e acusar todo mundo.

--------------------------
Fernando Henrique Cardoso é sociólogo, foi presidente da República. Entrevista à revista América Economia.

Nenhum comentário: