sábado, 10 de fevereiro de 2018

Ivan Alves Filho: Aglutinar valores da civilização contra a barbárie

Acompanhar o noticiário atualmente representa quase um sacrifício para todos nós. Um gesto doloroso, até. Desemprego em massa, descrédito de boa parte das nossas instituições, desencanto da população com a política, crise na segurança pública, influência nefasta do populismo - eis o que compõe um quadro para lá de preocupante. É fato que precisamos dar outro impulso à redemocratização, obtida a duras penas na luta contra a ditadura. Para isso, é fundamental unificar o Campo Democrático. O que entendemos por isso? A aglutinação de valores da Civilização contra a Barbárie. Esta a linha de demarcação.

O nosso eixo é dado pelo Humanismo. Há muitas razões para pensarmos assim. Nossas cidades estão ficando cada vez mais irrespiráveis e caóticas, e nelas ronda o perigo, a falta de trabalho, a perda de civilidade e a corrupção desenfreada. Nenhuma sociedade aguenta esse estado de coisas por muito tempo. A corda, de tão esticada, pode arrebentar e levar a uma situação definida por Karl Marx como "a ruína comum das classes". Essa a realidade que temos de enfrentar, elaborando nossa política a partir dela. Como sabemos a eleição é um grande momento da política. A Constituição de 1988 nos permite lutar em boas condições hoje para reunir os brasileiros de bem,imbuídos de espírito democrático em torno da pré-candidatura de um homem reconhecidamente íntegro como o senador Cristovam Buarque. Esse nos parece ser um primeiro passo.

Para quê? Para o aprofundamento da Democracia em todos os planos da vida institucional e cotidiana, a retomada do desenvolvimento e da nossa autoestima. Não existe luta à parte - tudo é parte da luta. O lançamento do nome de Cristovam Buarque abre espaço para uma presença política da cidadania, para uma proposta que represente a sociedade civil no Estado e não o contrário, como tem se verificado até aqui. Temos as condições para fazer isso.

Recursos naturais, industrialização relativamente importante, um povo empreendedor, uma cultura rica e diversificada são as nossas principais armas. E elas são poderosas. Não há fatalidade na História que, por ser feita pelos homens, é sempre portadora de possibilidades.

Então, o que nos falta, exatamente? Um programa claro de reformas e os instrumentos para sua aplicação. E aqui entra a responsabilidade histórica do nosso Partido, herdeiro de lutas memoráveis travadas por nosso povo. Por esse nosso Partido transitaram - e transitam - figuras que encararam e - encaram - o Brasil como missão.

Um Partido que teve erros e acertos, pois a vida é assim - mas que sempre contribuiu, por intermédio de uma política de alianças e da negociação, para desatar os nós da conjuntura nos momentos mais críticos da vida nacional, ajudando na ampliação dos direitos dos cidadãos.

A Revolução do Conhecimento, essa Revolução Industrial dos tempos atuais, vem alterando as formas de se produzir e transformando nosso modo de vida. E isso é formidável, um novo Renascimento. Daí a importância também do lançamento da pré-candidatura de Cristovam Buarque, um educador antenado com a contemporaneidade. E haveremos de construi-la.

-----------------------
Ivan Alves Filho é historiador e jornalista

Nenhum comentário: