sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Reflexos eleitorais – Mudanças no equilíbrio de forças reorganizam alianças nos estados para 2022

Novos mandatários dos 95 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores já debatem apoios ou buscam cacifar o próprio nome para a eleição de governador daqui a dois anos

Bernardo Mello / O Globo

RIO — Encerrado o ciclo das eleições municipais, cujo marco final é a posse dos novos prefeitos, hoje, a reorganização das forças políticas locais já aponta para as alianças estaduais que poderão ser formadas em 2022. A análise dos 95 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores, grupo de cidades que inclui capitais e centros regionais com peso político, mostra que os novos mandatários já debatem apoios ou buscam cacifar o próprio nome para a eleição de governador daqui a dois anos.

Em estados como Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, vitórias nas grandes cidades deram fôlego a adversários dos atuais governadores — respectivamente, Romeu Zema (Novo), Rui Costa (PT) e Paulo Câmara (PSB). No Rio e em São Paulo, os resultados evidenciam a necessidade de jogo de cintura do atual governante para formar palanques nos municípios até o próximo pleito.

Uma das poucas exceções de reveses de governadores foi o Paraná, onde Ratinho Júnior (PSD) colheu saldo positivo com vitórias de aliados em Curitiba, com Rafael Greca (DEM), além de Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

PSDB pressiona Doria

Em São Paulo, estado que reúne quase um terço (28) das grandes cidades brasileiras, o governador João Doria (PSDB) viu uma redução de sua influência nas áreas de maior densidade eleitoral — o PSDB venceu em dez dessas cidades, quatro a menos do que em 2016. Embora membros do partido apontem que Doria tem “o poder da caneta”, o que tende a facilitar a reunião de apoios para lançar o vice Rodrigo Garcia (DEM) como candidato à sucessão, uma ala do partido deseja um tucano como cabeça de chapa e procura abrir caminho para o ex-governador Geraldo Alckmin. O prefeito reeleito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, que foi secretário de Agricultura e Transporte nas gestões de Alckmin, é um dos que defendem a candidatura própria.

Outro ex-governador, Márcio França (PSB), provável candidato em 2022, também busca arregimentar apoios de prefeitos críticos a Doria. Apesar de o PSB só ter vencido uma das grandes cidades — Guarujá, onde o prefeito reeleito, Valter Suman, é adversário declarado de Doria —, França tem boa relação com prefeitos que enfrentaram oposição do PSDB neste ano, como Dario Saadi (Republicanos), eleito em Campinas, e Guti (PSD), reeleito em Guarulhos. Ambos atacaram Doria por conta de medidas restritivas durante a pandemia, uma reclamação compartilhada até por prefeitos próximos ao governador, como Orlando Morando (PSDB), reeleito em São Bernardo do Campo.

No Rio, o governador Cláudio Castro (PSC), que assumiu após o afastamento de Wilson Witzel, busca se aproximar de prefeitos de olho no cenário de 2022. Com uma provável mudança de partido, mas ainda sem destino definido, Castro fez acenos a prefeitos eleitos, como Eduardo Paes (DEM) no Rio e Wladimir Garotinho (PSD) em Campos, e ao reeleito Washington Reis (MDB), em Duque de Caxias — que deseja concorrer ao Palácio Guanabara. Assim como Castro, Reis mantém diálogo com diferentes grupos, como o do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que ainda não projetaram um nome para disputar o governo.

Em Pernambuco, apesar da vitória de João Campos (PSB) no Recife, o grupo do governador Paulo Câmara sofreu derrotas em Caruaru, Petrolina e Paulista, onde os prefeitos eleitos tiveram apoio do líder do governo Bolsonaro no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que rompeu com o PSB no primeiro mandato de Câmara e deve articular uma candidatura de oposição em 2022. Um nome ventilado é o de Miguel Coelho, seu filho, reeleito em Petrolina.

Na Bahia, o então prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), emplacou seu vice, Bruno Reis, como sucessor na capital, e apoiou as eleições de Colbert Martins e Herzem Gusmão, ambos do MDB, em Feira de Santana e Vitória da Conquista. Nesses dois casos, saíram derrotados em segundo turno candidatos do PT, do governador Rui Costa. Para atenuar os palanques adversários em grandes centros, Costa e o PT tentam manter no seu grupo político siglas como PSD e PP, que fizeram o maior número de prefeituras no estado. O senador Jaques Wagner (PT-BA), ex-governador com bom trânsito em várias siglas, já é apresentado como pré-candidato para 2022.

Kalil ganha espaço

Em Minas, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), cotado para disputar o governo estadual daqui a dois anos, ganhou fôlego com a reeleição e vitória do aliado Vittorio Medioli (PSD) em Betim. Outro trunfo para Kalil é o bom relacionamento mantido pelo senador Antonio Anastasia (PSD) com prefeitos de cidades como Montes Claros e Uberlândia, que também estão entre os maiores colégios eleitorais mineiros. Sem que o partido Novo tenha eleito um prefeito sequer em Minas, o governador Romeu Zema só não amargou uma derrota completa nas grandes cidades por conta da eleição de sua aliada Elisa Araújo (Solidariedade) em Uberaba.

No caso de Macapá, a vitória de Dr. Furlan (Cidadania) chacoalhou o tabuleiro de alianças. Furlan recebeu o apoio do vice-governador Jaime Nunes (Pros) e do ex-senador Gilvam Borges (MDB), que devem disputar as próximas eleições. Já o governador Waldez Góes (PDT) apoiou Josiel (DEM), irmão do presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP), derrotado por Furlan. Com o revés, Alcolumbre tende a evitar uma candidatura à sucessão de Góes e pode apoiar o prefeito Clécio Luís, ex-aliado do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Para Randolfe, opositor do governo Bolsonaro e também apontado como possível candidato, a polarização envolvendo o presidente é outro fator que deve reorganizar alianças:

— Mesmo com uma derrota do irmão, ele (Alcolumbre) deve continuar muito articulado ao presidente Bolsonaro, até pela lealdade mostrada no Senado.

Nenhum comentário: