segunda-feira, 7 de junho de 2021

Fareed Zakaria - Direita populista ainda é forte

- O Estado de S. Paulo / The Washington Post

Esquerda tem vitórias em Israel e nos EUA, mas precisa de atenção para não voltar a dar espaço a oportunistas.

Em 2017, um ex-banqueiro do Goldman Sachs lançou um aplicativo de namoro chamado Hater, projetado para conectar pessoas de acordo com ódios que compartilham. Não durou.

Isso não é um bom presságio para a coalizão estabelecida para formar um novo governo em Israel, já que o fator de unificação da aliança vai pouco além do ódio que os integrantes compartilham em relação ao primeiro-ministro Binyamin Netanyahu. Com certeza trata-se da mais estranha coalizão da história da política moderna, reunindo partidos à direita de Netanyahu, o centro e até, pela primeira vez, uma legenda que representa árabes-israelenses. Um grupo tão heterogêneo seria capaz de se manter unido?

Efetivamente, isso é possível. Na verdade, os partidos foram unidos por mais do que apenas aversões pessoais a Netanyahu. Eles parecem estar genuinamente preocupados a respeito dos abusos de poder e da deterioração da democracia israelense durante seu governo. Lembre-se de que o primeiroministro é indiciado por três casos de corrupção, processado pelo próprio procurador-geral que escolheu a dedo. Elementos da direita que eram aliados de longa data romperam com Netanyahu por achar que ele estava subjugando a democracia de Israel.

Mas isso não significa que essas pessoas estejam dispostas a romper com a maioria das políticas de Netanyahu. A esquerda não tem força suficiente na coalizão e, de maneira geral, as mais recentes eleições aumentaram a força da extrema direita. Fundamentalistas religiosos e colonos israelenses estão agora com a maior representação na Knesset que já tiveram.

Há um paralelo aqui com a eleição de 2020 nos Estados Unidos. Mesmo que a votação tenha representado um repúdio a Donald Trump – a maioria dos presidentes consegue se reeleger – o processo eleitoral não representou um repúdio ao trumpismo. O Partido Republicano, agora totalmente sob influência do populismo trumpista, ganhou assentos na Câmara dos Deputados. A revista Politico descreveu o desempenho dos democratas nas disputas estaduais como “abismal”. Apesar dos milhões de dólares que gastaram para vencer nas assembleias estaduais do Arizona, Flórida, Carolina do Norte e Texas, essas legislaturas permaneceram firmemente sob controle republicano. Como resultado, os republicanos conseguiram uma vantagem desproporcional na reformulação dos distritos eleitorais, o que ajudará seu partido a manter o poder durante a próxima década.

Populistas têm governado mal quase todos os países em que chegaram ao poder, mas seus movimentos, apesar disso, não sofreram derrotas contundentes. A Itália tem um novo governo liderado pelo impressionante tecnocrata Mario Draghi, mas ele não foi legitimado pelos eleitores. Justin Trudeau e Emmanuel Macron, dois políticos antipopulistas que pareciam estar prosperando, tomaram surras políticas. O índice de aprovação de Trudeau caiu para 41%, e sua desaprovação está em 55%. Pesquisas na França mostram uma disputa apertada entre Macron e a candidata da extrema direita, Marine Le Pen, na próxima eleição.

Por que a direita populista ainda é tão robusta? É importante que a esquerda examine seriamente essa questão. Gente demais acredita que a eleição de Trump foi uma casualidade, que ele não passa de uma celebridade que encontrou maneiras de manipular a mídia. Parte disso pode ser verdade, mas como explicar esse fenômeno muito maior? Na verdade, as forças que trouxeram o populismo à tona são amplas e profundas, representam novas realidades da política – uma ascensão da importância dada a identidade cultural, oposição à imigração, desacordo com o multiculturalismo e o liberalismo social e um profundo ressentimento de classe contra elites intelectuais. Repare que muitas pessoas nos EUA (e em partes da Europa) parecem determinadas em não tomar a vacina contra uma doença mortífera porque não conseguem confiar nas elites médicas e nos governantes de suas sociedades!

Qual a melhor maneira de lidar com a direita populista? Provavelmente a maneira com a qual o presidente Joe Biden está lidando. Aproximar-se e trabalhar com essa gente, mas sem deixar que isso o impeça de avançar com grandes programas que ajudam as pessoas – e mostrar que você é capaz de grandes feitos. E esperar que suas ações falem mais alto do que a barulhenta gritaria da direita populista.

Mas a maior força de Biden pode residir no que ele não está fazendo. Ele não está falando a respeito dos livros do Dr. Seuss nem do Globo de Ouro, em geral se mantém afastado dos sucessivos episódios da guerra cultural. Ele está dando passos lentos e moderados no sentido da reforma imigratória, ciente de que o assunto poderia facilmente desencadear reações negativas. Quando o site de notícias Vox questionou o veterano estrategista democrata James Carville a respeito dos primeiros 100 dias de Biden, ele ressaltou que a maior qualidade do presidente era aquilo que ele não faz – Biden não se envolve em “politicagem da sala de professores”, que significa tratar de assuntos com linguajar incomum e incompreensível para a maioria das pessoas. “Grande parte do país nos vê como um partido urbano, arrogante, e muita coisa é submetida a esse filtro. Isso é um problema real que prejudica a marca do partido.”

A esquerda está se deleitando com as recentes vitórias, dos EUA a Israel. Mas, se não aprender as lições certas e exagerar na dose, esse sucesso poderá se revelar extremamente breve./Tradução de Augusto Calil

Nenhum comentário: