sábado, 24 de julho de 2021

Alvaro Costa e Silva - Com centrão, com golpe, com tudo

Folha de S. Paulo

A máscara de Bolsonaro caiu, e ele está como pinto no lixo

Para aprender a sobreviver e evitar surpresas desagradáveis, o urubu de baixo observa o de cima. Dos 35 aos 63 anos, tempo em que exerceu o mandato de deputado federal, Bolsonaro catou as migalhas do bolo —um desvio de dinheiro público por funcionários fantasmas ali, um superfaturamento nos gastos com gasolina acolá— e caprichou na postura histriônica. Entre outros absurdos, propôs a obrigatoriedade de cantar o Hino Nacional com a mão no peito. Ninguém lhe dava bola, e ele foi remoendo o ressentimento e aprendendo como a grande máquina funciona.

Ao chegar à Presidência, usando o disfarce de outsider, estava mais do que escolado na podridão do sistema. Era só uma questão de oportunidade para começar a se valer dela e deixar que ela se aproveitasse dele com as chantagens de sempre. O Bolsonaro real, sem máscara, é este que hoje sorri e abraça o centrão.

O círculo de proteção e de aniquilamento das instituições está se fechando, com a recondução do mui benevolente Augusto Aras para mais dois anos na Procuradoria-Geral da República e a indicação do "terrivelmente evangélico" André Mendonça ao STF. Na Câmara, brecando os pedidos de impeachment, Arthur Lira é o dono de todos os orçamentos secretos. O homem das Alagoas controla a distribuição de bilhões em emendas parlamentares.

Numa linha de defesa rival estão os generais que, por vaidade, dinheiro ou sede de poder, não se importam em ser humilhados pelo ex-tenente que escapou da expulsão do Exército. Chutado da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos era tão subserviente que tomou a vacina contra a Covid escondido do chefe.

Os militares, alguns com altos salários e desfrutando de mordomias e favorecimentos, estão mergulhados de cabeça no esquema. Só tendo algo de muito grave a esconder para ameaçar a democracia e condicionar as eleições de 2022 à aprovação do voto impresso.

Nenhum comentário: