quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Carlos Melo* - Dia de constrangimentos

O Estado de S. Paulo

O desfile de blindados promovido pelo ministro da Defesa e pelo presidente da República, mais que fuligem, deixou no ar o sentimento de tristeza e impotência. Num clima de águas malparadas, o País mora no impasse. Quando isso ocorre, o vencedor é sempre o constrangimento. E o dia foi de muitos constrangimentos: da sociedade, da economia, dos poderes e até dos militares – as Forças Armadas do Brasil mereciam outro destino.

O vexame democrático e institucional é inegável e não tem como voltar atrás. Agosto é mesmo mês de desgosto e são quase três anos de “agostos”. A repercussão internacional dos tanques envelhecidos, enchendo a Praça dos Três Poderes de fumaça, foi péssima. Essa desinteligência retrai investimentos, afeta a economia, reduz qualquer esperança. Empresários e operadores de mercado já se dão conta de que, desse modo, o Brasil não irá longe.

A índole autoritária do presidente é superlativa. Mas não resulta em vitórias claras. O desfile militar no dia da votação da PEC do voto impresso foi um tiro no pé, pois deixou claro que se trata de governo sem direção estratégica, forjado na truculência e no improviso. Foi assim a tentativa de pressionar o Congresso. Nas últimas horas, a intimidação vinha por meio de pastores, ministros, verbas e redes bolsonaristas. Sendo a derrota inevitável, para Bolsonaro era importante não levar goleada. No papel de vítima de complô, poderia se agarrar à retórica da fraude eleitoral. É seu refúgio. No entanto, das redes sociais brotaram memes de sarcasmo: sabe-se que do abismo e do ridículo não há volta.

Assim, a Câmara votou dividida entre deputados afirmativos, revoltados, constrangidos, oportunistas e pusilânimes. O placar não foi avassalador. Impassível, o constrangimento segue sua trajetória. Pressões sobre os poderes e a sociedade seguirão em desfile, é da natureza de Jair Bolsonaro e seus seguidores. Resta o silêncio apreensivo.

*Cientista político e professor do Insper

Nenhum comentário: