quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Mariliz Pereira Jorge - Golpe pelas beiradas

Folha de S. Paulo

Enquanto Bolsonaro brinca de marcha soldado, a democracia vai sendo corroída

O problema não é o tanque de guerra. "O problema é o guarda da esquina". Quero lembrar a fala do vice-presidente Pedro Aleixo, em 1968, a única voz discordante das atrocidades do AI-5. Enquanto Jair Bolsonaro brinca de "marcha soldado" e desmoraliza as Forças Armadas, a democracia no Brasil vai sendo corroída pelas beiradas.

No dia da votação sobre a estupidez do voto impresso, o exercício militar, patrocinado pelo presidente, pegou um atalho até a praça dos Três Poderes e virou piada nas redes sociais. A Quaest Pesquisa analisou cerca de 2,3 milhões de postagens: 93% são chacota com a parada ou críticas a Bolsonaro. Apenas 5% são de apoio aos militares.

Na superfície, pode-se dizer que o presidente apenas deu uma demonstração fracassada de seus delírios golpistas. Indo um pouco mais a fundo nesse lamaçal, fica claro que a mobilização em torno do assunto e a desconfiança levantada sobre a lisura dos resultados das eleições são vitórias de Bolsonaro. A rachadura nas estruturas democráticas ficou mais visível com esse episódio.

Pior do que colocar tanques na rua, numa tentativa de intimidação, é o discurso da defesa da democracia, usado por Bolsonaro para miná-la diariamente. Desta vez mirou o Tribunal Superior Eleitoral e a figura de seu presidente, o ministro Luís Roberto Barroso. Agora, poderá voltar a atacar parte do Congresso, que há de barrar a insanidade do voto impresso.

Jair arma seus seguidores não apenas com o acesso facilitado a armas mas com munição mais poderosa ao rejeitar sistematicamente as regras do jogo político, ao negar a legitimidade de adversários políticos, ao tentar reduzir as liberdades civis de seus críticos, ao encorajar a violência e asfixiar a imprensa. Este roteiro, descrito no livro "Como as Democracias Morrem", foi seguido por líderes autoritários no século 21.

Tanque nas ruas é só cortina de fumaça. Literalmente

Nenhum comentário: