sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Bruno Boghossian – A largada do segundo pelotão

Folha de S. Paulo

Bolsonaro, Moro, Ciro e Doria sabem que só há uma vaga para o confronto direto com Lula

A formação das trincheiras para 2022 precipitou a disputa pelo segundo lugar da corrida presidencial. A liderança de Lula nas pesquisas e a incerteza sobre o destino dos votos que elegeram Jair Bolsonaro aceleraram o embate entre os candidatos que buscam uma vaga para um confronto direto com o petista.

Sergio Moro, Ciro Gomes, João Doria e o próprio Bolsonaro se veem como adversários. O quarteto sabe que, ao que tudo indica, só haverá espaço para um deles no segundo turno. Todos trabalham para fortalecer suas credenciais de oposição a Lula e, ao mesmo tempo, desinflar ou evitar o crescimento de outros competidores nesse campo.

Não foi acidental o tom do discurso de Flávio Bolsonaro na filiação do pai ao PL. Ainda que tenha carimbado Lula mais uma vez como "ladrão", o senador dedicou atenção especial a Moro, a quem chamou de "traidor".

O clã presidencial percebeu que o ex-juiz lançou sua candidatura em busca do eleitor de direita. O objetivo dos governistas é desqualificar Moro como um personagem desse campo e lembrar que ele é apenas um genérico do Bolsonaro original.

Moro segue o caminho inverso. Ainda que confirme a posição de adversário político de Lula, sua campanha tenta desbotar os retratos de sua participação no governo e vendê-lo como uma versão higienizada de Bolsonaro, em busca dos antigos eleitores do presidente.

Os outros concorrentes também se movem. Nas últimas semanas, Ciro virou suas baterias para Moro, a fim de evitar que o ex-juiz abra vantagem na competição de tiro sincronizado contra Lula e Bolsonaro. Recém-escolhido candidato, João Doria terá o mesmo desafio, ainda que prefira preservar pontes com Moro.

A disputa nesse pelotão leva boas e más notícias para Lula. Até aqui, não há competição real por votos na esquerda, e seus adversários gastam energia com ataques entre si. Por outro lado, fica claro que a eleição terá um excesso de candidatos no palanque do antipetismo, o que tende a ampliar a rejeição ao ex-presidente.

 

Nenhum comentário: