sábado, 23 de abril de 2011

PMDB e PT a grande parceria nas eleições municipais de 2012, afirmou Lula

Lula volta a atacar oposição, defende Dilma e também aliança com PMDB

Tatiana Farah

SÃO PAULO. Enquanto o vice-presidente Michel Temer (PMDB) anuncia a entrada do deputado Gabriel Chalita (PSB) no partido e lança sua pré-candidatura a prefeito de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que o PMDB será o principal aliado do PT nas eleições municipais do ano que vem. Lula anunciou a "dobrada" nacional com os peemedebistas em entrevista ao jornal "ABCD Maior", de São Bernardo do Campo. Ele disse que não há "como esconder" que a presidente Dilma Rousseff será candidata à reeleição e que o PSDB vive uma "crise de fragilidade ideológica", pois não saberia se é PSDB, PMDB ou DEM.

- Posso garantir, antecipadamente, inclusive sem falar antes com o Michel Temer, que o PMDB desta vez terá o PT como aliado principal em todos os municípios. Conversei com o presidente estadual do PMDB, o deputado Baleia Rossi, que me garantiu que a preferência de aliança é com o PT. Participarei da eleição municipal, mas tenho cerca de 8,5 milhões de quilômetros para percorrer - afirmou Lula.

Sobre Dilma, disse que ela "mudará a cara do Brasil" e não se colocou no páreo para 2014:

- Não tem como esconder, embora ela não possa e nem deva falar, mas Dilma será a candidata do PT em 2014. Dilma vai mudar a cara do Brasil para muito melhor. Ela lançará o programa de combate à miséria absoluta, onde fará um pente-fino para descobrir quais são os pobres que ainda não foram atendidos e apresentará novas propostas para formação e geração de emprego - disse ele. - Ela sabe tanto ou até mais que eu do caminho a trilhar para acabar com a pobreza e a miséria absoluta do Brasil - completou.

Já sobre o PSDB, atacou:

- O PSDB está em crise de fragilidade ideológica. O PSDB não sabe se é PSDB, se é PMDB ou se é DEM. É um partido com muitas dúvidas e que não tem um perfil ideológico definido. Não acho que devemos julgar a crise do PSDB apenas com a saída dos vereadores da Câmara de São Paulo. A crise do PSDB é mais profunda. Quando Fernando Henrique Cardoso venceu a eleição de 1994, eles projetaram 20 anos de governança contínua do PSDB, o que não aconteceu. Na verdade, quem deverá ter os 20 anos de governança direta é o PT, pois fizemos muitas coisas nos oito anos do meu governo, e a Dilma vai fazer muito mais nos próximos oito anos - disse.

Lula ainda provocou:

- Eles não se conformam de que é o PT que terá tempo necessário para mudar, para melhor e definitivamente, a cara do Brasil. Estou certo de que a crise do PSDB é de identidade. Ou seja, primeiro tem uma disputa interna entre (José) Serra, (Geraldo) Alckmin e Aécio Neves. Eles têm o PT como adversário, e o PT tem que juntar todos os diferentes para que possamos vencer os antagônicos.

O ex-presidente anunciou seu "retorno" às portas de fábrica:

- As pessoas têm clareza que os trabalhadores do ABC, principalmente os metalúrgicos, tiveram muitas conquistas nos últimos oito anos, com aumento salarial acima da inflação e participação nos lucros. Além disso, imprimimos um ritmo de crescimento em que o ganho de produtividade não resultou em aumento da inflação. E neste momento precisamos estar juntos com a nossa presidenta para evitar que volte a inflação.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: