segunda-feira, 4 de junho de 2012

Compasso de espera no PT do Recife

Reunião da executiva nacional amanhã decide entre João da Costa e Humberto.

PT na expectativa de novo “ Dia D”

Se em São Paulo e em Fortaleza o PT define seus pré-candidatos e já promove atos para fortalecê-los, os petistas do Recife ficaram o fim de semana em compasso de espera, que deve perdurar até amanhã, quando a Comissão Executiva nacional do partido se reúne, em São Paulo, para definir se homologa a candidatura à reeleição do prefeito João da Costa ou indica o senador Humberto Costa como o postulante petista.

Até lá, tanto o prefeito quanto o senador devem apenas intensificar as reuniões fechadas com aliados para avaliar a posição que o PT nacional pode tomar. Humberto permaneceu em Brasília cuidando, segundo sua assessoria, do seu relatório sobre o pedido de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Não está confirmado se ele irá a São Paulo acompanhar a sessão da Executiva, amanhã. Já João da Costa terá apenas agenda administrativa hoje, mas deve ter reuniões com seus escudeiros para avaliar os últimos passos antes da sessão da Executiva.

Luizianne decide

Já em Fortaleza, o PT escolheu ontem, a exemplo do PT de São Paulo, um candidato a prefeito ligado à educação. Se em São Paulo o PT vai com o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, na capital do Ceará o candidato é o secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas.

Logo após a escolha, que teve queda de braço com o deputado federal Artur Bruno, Elmano de Freitas prometeu melhorar a gestão dos últimos oito anos da prefeita Luizianne Lins, que apadrinhou sua candidatura, mesmo sob ameaças do PSB e do PMDB de não apoiar a indicação.

A decisão passou por dois adiamentos, um em abril e outro em maio, de modo a manter uma aliança de 13 partidos que apoiaram a reeleição de Luizianne em 2008. Mesmo com a intermediação do ex-presidente Lula para manter a base aliada, o PSB e o PMDB não aceitaram Elmano pois queriam a candidatura do secretário estadual de Cidades, o petista Camilo Santana, que acabou retirando a pré-candidatura no sábado à noite.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: