segunda-feira, 4 de junho de 2012

Em Pernambuco, Elias flerta com o PSB e abre crise com o PPS

JABOATÃO -  Pós-comunistas ameaçam abrir negociação com as oposições, depois que o prefeito, candidato à reeleição, ofereceu a vice aos socialistas. Atual vice-prefeito é do PPS

A direção estadual do PPS, partido aliado de primeira hora do prefeito Elias Gomes (PSDB) em Jaboatão dos Guararapes, ameaça romper com o tucano. Uma declaração de Elias, na semana passada, de que aceitaria um vice do PSB em sua chapa à reeleição, levou o diretório estadual dos pós-comunistas a informar a interrupção dos entendimentos políticos e eleitorais com o prefeito e ainda a orientar a “abertura de diálogo” com a oposição local. O vice-prefeito, Edir Perez (PPS), seria assim rifado da chapa. A assessoria do prefeito foi contactada, mas até o fechamento desta edição não deu retorno sobre o posicionamento da direção estadual do PPS. O JC também tentou um contato com Edir, mas não obteve sucesso.

A direção do PPS considerou um “grande constrangimento” a declaração de Elias cogitando rifar Edir, dada na semana passada em entrevista à Rádio Folha. “É um desrespeito do prefeito Elias Gomes para com o PPS. Nos causa grande desconforto este tipo de comportamento, após a boa reunião que tivemos. O vice-prefeito é do PPS e achamos um despropósito o prefeito vir a público oferecer essa vaga a quem quer que seja”, afirmou a presidente estadual do partido, Débora Albuquerque, por meio de nota.

Débora explicou que em nenhum momento Elias conversou com o PPS sobre mudança do vice na sua chapa à reeleição. “Entendemos que por ocuparmos a vaga de vice, temos o direito natural de mantê-la em caso de reeleição do prefeito”, afirmou a presidente. “Em última instância, caso o prefeito venha realmente a precisar promover uma mudança, deve, por questão de educação e respeito, conversar primeiramente conosco”, criticou ela.

A troca do vice selaria a aproximação do PSDB com o PSB no município e tiraria da disputa o deputado estadual João Fernando Coutinho, pré-candidato socialista prefeito. A direção do PSB, porém, nega a manobra e garante que Coutinho será candidato.

“Nossa prioridade é a aliança com o PSDB, mas as recentes declarações do prefeito sobre a questão da vaga de vice representam uma desconsideração ao nosso partido, levando, assim, os entendimentos à estaca zero e nos desobrigando de quaisquer compromissos assumidos anteriormente”, complementou Marcílio Domingues, secretário-geral do PPS.

No entanto, Débora Albuquerque garantiu que a crise na relação entre os dois partidos em Jaboatão não interfere no acordo que o PPS fechou no Cabo de Santo Agostinho, para apoiar a candidatura do deputado estadual Betinho Gomes (PSDB), filho de Elias.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: