terça-feira, 16 de outubro de 2012

Paes vai a Niterói pedir voto em aliado petista


Já pedetista sobe o tom das críticas para conquistar eleitores

Luiz Gustavo Schmitt

Credenciado por um capital político de dois milhões de votos nas eleições do Rio, o prefeito Eduardo Paes vai cruzar hoje a Baía de Guanabara para fazer campanha com o candidato a prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PT). A estratégia de Paes é retribuir o apoio do governador Sérgio Cabral em sua reeleição e ajudar a fortalecer o PMDB e seus aliados no segundo turno.

Paes também já fez gravações para programas eleitorais, assim como de spots para carros de som, de todos os candidatos que terão o apoio de sua legenda em cidades consideradas estratégicas, como Niterói e São Gonçalo, onde o prefeito fará campanha para Adolpho Konder (PDT).

Junto a Rodrigo Neves, Paes participará do evento "Pacto Niterói-Rio", num hotel no Gragoatá, na Zona Sul de Niterói. Lá, deve ser firmado um compromisso para que ambos trabalhem em parceria por ações que beneficiem as duas cidades.

Discurso de união

Assim como Paes fez no Rio, ao pregar a união entre prefeitura, estado e União, a campanha do candidato petista procura colar sua imagem a um conceito de aliança com todos os entes federativos. Ao aparecer ontem pela primeira vez no programa de TV de Rodrigo, Paes centrou seu discurso nas palavras "união" e "diálogo".

- Ele (Rodrigo) vai levar para Niterói esse mesmo espírito de diálogo e parceria que a gente conseguiu implantar no Rio. Foi por causa desse diálogo, dessa união com o governador Sérgio Cabral e com a presidenta Dilma, que a gente conseguiu avançar tanto - disse Paes no programa.

Enquanto Rodrigo tem centrado sua campanha no peso de caciques políticos, como Cabral, Paes, o senador Lindbergh Farias e o ministro Marcelo Crivella, o seu adversário Felipe Peixoto decidiu imprimir um tom agressivo no segundo turno de sua campanha.

Mensalão na campanha

A principal arma do pedetista é associar o adversário ao escândalo do mensalão. Em seu programa eleitoral exibido ontem, Peixoto exibiu uma moeda com duas faces, cuja imagem de um lado era de Rodrigo e de outro de José Dirceu, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa. De acordo com o pedetista, Rodrigo é da mesma corrente política de Dirceu.

- Niterói vai dizer não ao mensalão - disparou Peixoto, que tem laços estreitos com Cabral, de quem foi secretário de Abastecimento e Pesca.

De acordo com a coordenação de campanha de Peixoto, outro alvo de seus ataques é a gestão do PT na prefeitura, no período de 2002 a 2008, quando o petista Godofredo Pinto era prefeito.

- Nossas propostas são de um governo ético. Não queremos retomar um modelo administrativo que deu prejuízos à cidade - diz Peixoto.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: