terça-feira, 16 de outubro de 2012

Depoimento de publicitário à CPI surpreendeu Lula


O depoimento em que o publici­tário Duda Mendonça deu à Co­missão Parlamentar de Inquéri­to dos Correios, sustentando que tivera de abrir uma conta nas Bahamas para receber os paga­mentos pelos serviços prestados à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da Repúbli­ca, em 2002, não estava previsto.

Mas Duda, que havia deposto na Polícia Federal e contado deta­lhes de como recebia seu paga­mento via Marcos Valério Fernan­des de Souza, resolveu ir até o Con­gresso para ver como estava o de­poimento de sua sócia, Zilmar Fernandes, à CPI. Foi convidado a de­por naquele momento e aceitou.

Junto com Zilmar, confessou ter recebido no exterior e que o dinheiro era proveniente de cai­xa 2. O depoimento ocorreu no dia 12 de agosto e pegou o então presidente Lula de surpresa.

Valério. Até então o publicitário negara ter recebido dinheiro do empresário Marcos Valério, apon­tado como o operador do mensalão. Mas, diante da CPI dos Cor­reios reunida, admitiu a participa­ção do empresário e do então tesoureiro do PT Delúbio Soares no pagamento de seus serviços.

Ele insistiu, no entanto, que seu trabalho para as campanhas políticas do PT e de Lula foram legais. Disse que só tinha aceitado o pagamento proveniente de caixa 2 porque não havia outra alternativa para receber o dinhei­ro referente à dívida do partido pelas campanhas.

Na abertura de seu depoimen­to, Duda chorou muito. Disse aos parlamentares da CPI que nunca tinha falado nada das dívi­das com o presidente. Afirmou ainda que Lula era o presidente de seus sonhos. A confissão do publicitário serviu de munição para a oposição, que chegou a fa­lar em impeachment do então presidente.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: