quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Declarações ampliam o atrito PT-PSB

Construção da rodovia ERS-010 expôs divisões na base aliada no Piratini. Responsável por atração de projetos ao RS é afastado.

Acusações ampliam tensão PT-PSB

Carlos Rollsing

Miki Breier, da base aliada de Tarso, subiu à tribuna para atacar petistas e defender gestão de Beto Albuquerque em secretaria

Em mais um episódio de desgaste da relação entre PT e PSB, o deputado Miki Breier (PSB) subiu ontem à tribuna da Assembleia Legislativa para fazer protestos contra o governador Tarso Genro e o núcleo petista do Piratini. Com indignação, usou palavras como "deslealdade", "mentira" e "irresponsabilidade".

O PSB está irritado desde que, nos bastidores do Piratini, o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), que foi secretário de Infraestrutura até novembro, passou a ser culpado pelo atraso nas definições sobre a construção da ERS-010.

– Um governo sério e transparente não pode dar guarida para esse tipo de coisa. Não vamos aceitar que se façam ilações contra o Beto. São mentiras deslavadas. Tenho convicção de que setores do PT atrapalham o governo – atacou Miki, definindo petistas que atuam no gabinete de Tarso como "burocratas sem voto".

O parlamentar também afirmou que o Piratini não dá andamento ao projeto da ERS-010 (entre Sapiranga e Porto Alegre) porque ele foi concebido no governo Yeda Crusius. A manifestação ocorreu um dia depois de Tarso ter pedido aos aliados que não deixem as questões eleitorais prejudicarem o governo.

– As restrições são políticas – avaliou Miki, resgatando o apoio de prefeitos de diversos partidos à obra, uma alternativa para desafogar o tráfego na Região Metropolitana.

Socialistas devem deixar governo até o fim do ano

No PSB, há uma certeza: o episódio confirmaria a intenção do PT de fritar Beto, que, até então, seria o candidato ao Senado na chapa do governador em 2014. Para os socialistas, a responsabilização do correligionário pelos entraves da ERS-010 é parte de uma estratégia para intimidá-lo.

Beto é um dos articuladores da chapa do governador Eduardo Campos (PSB-PE) à Presidência em 2014. Como Campos deverá enfrentar a presidente Dilma Rousseff, precisa ter candidatos a governador nos Estados, o que exigirá o rompimento do PSB com Tarso.

– Estamos construindo nossa caminho de saída do governo. Poderemos sair até o final do ano. Se Tarso quiser antecipar isso, é com ele – afirmou um parlamentar da sigla.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: