sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Eduardo Campos perde o "conselheiro"

Governador destaca a "largueza de espírito" do ex-ministro. Presidente Dilma e seu antecessor Lula lamentam a morte

Ayrton Maciel

A presidente da República, Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), uniram-se, ontem, nas expressões de pesar pela morte do ex-deputado e ex-ministro da Justiça da redemocratização Fernando Lyra. Amigo pessoal e aliado fiel do ex-governador Miguel Arraes (PSB), Lyra era um conselheiro político do governador – neto de Arraes –, que recorria ao ex-ministro com frequência, pela experiência, visão e habilidade política de cinco décadas.

“Pernambuco e o Brasil perderam hoje um grande nome da história deste Estado e deste País. A trajetória política de Fernando Lyra engrandeceu o Brasil. Ele foi um dos líderes da luta contra a ditadura militar, como deputado federal integrante do grupo autêntico do MDB e como um dos coordenadores de campanhas como a das Diretas Já. Como ministro da Justiça, esse grande pernambucano serviu ao povo brasileiro com visão de futuro e largueza de espírito. O governo de Pernambuco se solidariza com a família Lyra neste momento de perda. Quero também, em meu nome pessoal e no da minha família, reafirmar a convicção de que Fernando estará sempre presente na memória e no sentimento de todos nós. Que o seu exemplo seja o principal legado para o nosso povo e as futuras gerações”, declarou Eduardo, que decretou luto oficial por por três dias.

Em Brasília, o Palácio do Planalto emitiu nota oficial da presidente Dilma – ex-presa política, torturada na prisão –, que ressalta o papel exercido por Lyra para a redemocratização institucional do Brasil e expressa à família o seu pesar. “A democracia brasileira perdeu hoje (ontem) um de seus mais expressivos defensores. Primeiro ministro da Justiça da redemocratização, foi o responsável pelo fim da censura oficial, passo fundamental na reconquista da liberdade de expressão no País. Exímio articulador político, foi um dos expoentes da formação da Aliança Democrática. Teve atuação relevante na Assembleia Nacional Constituinte e representou com brilho os eleitores de Pernambuco na Câmara. Em nome de todas as brasileiras e de todos os brasileiros, apresento meus votos de pesar”, revela.

De São Paulo, o ex-presidente Lula divulgou nota exaltando a importância do ex-ministro, destacando a luta conjunta pela democracia e solidarizando-se com os familiares. “Fernando Lyra foi um grande pernambucano e brasileiro que lutou de forma incansável para o avanço da democracia. Eu tive o prazer de estar ao seu lado muitas vezes ao longo de sua bela trajetória e também no governo. Com sua morte, o Brasil perde uma importante referência política”, registrou.

Os prefeitos do Recife, Geraldo Julio, e de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB), também decretaram luto oficial. “Ele teve uma vida dedicada à democracia. Todos os dias da vida, ele lutou pela democracia neste País. Para a minha geração especificamente, ele foi uma referência”, disse Geraldo.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: