quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Serra anuncia pelo Facebook que vai continuar no PSDB

Aécio deixou aberta a possibilidade de o ex-governador se candidatar a presidente

Germano Oliveira, Sérgio Roxo

SÃO PAULO - O ex-governador José Serra anunciou na tarde desta terça-feira, pelo Facebook, que vai permanecer no PSDB. Ele havia sido convidado para se filiar ao PPS e disputar a Presidência da República, no ano que vem. Em nota, o presidente nacional do PSDB e provável candidato presidente, o senador Aécio Neves, saudou a permanência e deixou aberta a possibilidade de Serra se candidatar.

“A minha prioridade, é derrotar o PT, cuja prática e projeto já comprometem o presente e ameaçam o futuro do Brasil. O PSDB, partido que ajudei a conceber e a fundar, será para mim a trincheira adequada para lutar por esse propósito. A partir dela me empenharei para agregar outras forças que pretendem dar um novo rumo ao país”, escreveu Serra às 16h36 no Facebook.

Logo depois, Aécio divulgou um comunicado com elogios ao ex-governador paulista:

“José Serra é uma figura indispensável ao PSDB, de tal forma que sempre foi difícil para mim conceber nosso partido sem ele (...) O protagonismo de José Serra no processo político, agora e nas eleições presidenciais que se avizinham, é um fato absolutamente natural e desejável não apenas aos meus olhos, como aos daqueles que buscam uma alternativa ao governo petista”, diz a nota.

Para Aécio, o nome do candidato tucano só deve ser definido no futuro.

“Ainda não é o momento de definir a candidatura presidencial do PSDB e do conjunto de forças que se dispuserem a marchar conosco. A presença de José Serra em nossas fileiras fornece a nós, tucanos, e aos partidos aliados uma opção de grande dimensão política a ser avaliada no momento e segundo critérios adequados para o sucesso da luta comum. O que é certo é que estamos e estaremos juntos.”

Ao anunciar a sua permanência no PSDB, num ato aparentemente ensaiado, Serra também fez críticas ao modelo petista de governo:

“O Brasil não pode continuar vítima de uma falsa contradição entre justiça social e desenvolvimento. É preciso pôr fim a esse impasse, que, na verdade, acaba punindo os mais pobres, incentivando a incompetência e justificando erros grosseiros na aplicação de políticas públicas. Temos de ser a voz e o instrumento de milhões de brasileiros que lutam todos os dias por um país melhor, mais justo, mais eficiente e mais decente”, escreveu no Facebook.

Na tarde de segunda-feira, Serra havia se reunido com Aécio, em um apartamento nos Jardins, na Zona Oeste de São Paulo. No encontro, o ex-governador disse que não mudaria de partido e o senador prometeu que ele terá papel de destaque na campanha presidencial do próximo ano.

Na noite de segunda-feira, Serra ligou para o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, para comunicar a sua decisão.

— Ele disse que ficará. Só posso lhe desejar que seja feliz — disse Freire.

Para o presidente do PPS, o ex-governador “abdicou da oportunidade de ser protagonista na disputa eleitoral”. Agora, o PPS deve reunir a sua Executiva para decidir que caminho tomará na eleição presidencial do próximo ano. Sem candidatura própria, o caminho mais provável do PPS é apoiar Eduardo Campos(PSB).

Existe a chance de Serra disputar uma vaga no Senado na eleição do próximo ano. Grupos do PSDB defendem que ele seja candidato a deputado para funcionar como puxador de votos da sigla.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: