quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Brasília-DF -Luiz Carlos Azedo

O fico de Serra
Ontem foi o dia do fico de José Serra, depois de muitas especulações de que deixaria o PSDB. Diga-se de passagem, alimentadas pelo próprio tucano, que chegou a estudar a hipótese de filiar-se ao PPS. O grande vitorioso com a decisão é o senador Aécio Neves (MG), que assumiu o comando da legenda e soube administrar o conflito de maneira a evitar uma ruptura com aquele que já foi a maior liderança do PSDB, depois do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
» » »
Coube a Aécio Neves anunciar a decisão de Serra, que publicamente nunca assumiu o desejo de deixar o partido. "A permanência de José Serra no PSDB vai ao encontro das nossas melhores expectativas. No PSDB, que é a casa do Serra, haverá sempre enorme espaço para que ele possa nos ajudar naquele que é o nosso grande objetivo: colocar fim a esse ciclo de governo do PT que tão mal vem fazendo hoje ao Brasil", disse em entrevista coletiva.
» » »
Segundo Aécio, Serra não "colocou nenhuma condicionante para ficar no PSDB". Com controle absoluto da legenda, o senador disse que sua candidatura a presidente da República não é fato consumado, mas descartou a realização de prévias. Isso significa que está tudo acertado entre os dois? Ainda não, Serra não disse o que pretende fazer na eleição. Provavelmente, será candidato ao Senado por São Paulo. Aécio demonstrou tolerância e capacidade de agregação no contencioso com Serra. São características importantes para quem deseja ser presidente.

Exocet// O drama de Marina Silva só se agrava. O vice-procurador eleitoral Eugênio Aragão encaminhou parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a concessão de registro a Rede Sustentabilidade, fundada pela ex-senadora. Marina avalia que a Justiça Eleitoral rejeitará o parecer, na próxima quinta-feira, e registrará o partido.

Filiações
A Rede Sustentabilidade não obteve o número mínimo necessário de apoiamentos de 492 mil assinaturas para obtenção do registro. O vice-procurador eleitoral considerou válidas apenas 442.500 assinaturas.

Índios/ Temeroso de mais confusão com os índios, que ameaçavam invadir novamente o plenário, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), retirou de pauta a emenda constitucional que altera os critérios para demarcação de terras indígenas. Conflitos entre índios e produtores rurais se agravaram por causa das demarcações.

Mais cargos/ A Câmara aprovou ontem a criação de 518 funções comissionadas no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), vinculado ao Ministério dos Transportes. O texto extingue outras funções no órgão, principalmente, as comissionadas técnicas (FCT). A matéria vai ao Senado.

Riscos
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse ontem que o governo acompanha a situação da petroleira OGX, do empresário Eike Batista, que poderá entrar com pedido de falência, mas não acredita que isso represente risco para a imagem do Brasil. A OGX deu um calote nos credores de US$ 45 milhões. São dívidas emitidas no exterior. O governo não colocará mais dinheiro no grupo.

Médicos
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou ontem proposta do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que obriga os graduados em Medicina, cujos diplomas foram custeados com recursos públicos, tanto em instituições públicas quanto privadas, a realizarem um período de dois anos de "exercício social" da profissão no Sistema Único de Saúde (SUS), imediatamente após a conclusão do curso.

Rapidez
Ao participar de audiência pública na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da tramitação das medidas provisórias (MPs), o jurista Nelson Jobim defendeu a apreciação das MPs em sessão conjunta da Câmara e do Senado. Atualmente, elas são analisadas pelas duas Casas separadamente. "É muito mais rápido", avalia.

Matraca
Entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura, o governador do Ceará, Cid Gomes, mais uma vez empunhou sua metralhadora giratória. Além de espinafrar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), por se candidatar a presidente da República, também disparou contra o programa Mais Médicos do governo federal: "é oportunismo político rasteiro". Cid e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, devem se filiar ao Pros ou ao PDT.

Puxador
O ex-senador Heráclito Fortes, do Piauí, comunicou ao presidente do DEM, senador José Agripino (RN), que está deixando a legenda. Aceitou o convite do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para ser o puxador de votos da chapa do PSB à Câmara Federal. Heráclito era um dos caciques da sigla.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: