domingo, 12 de janeiro de 2014

PSDB não considera a possibilidade de perder em Minas

Instituto Teotônio Vilela irá intensificar trabalho estratégico

Larissa Arantes

O PSDB não trabalha com a hipótese de perder o governo de Minas Gerais nas eleições deste ano. Fontes próximas ao governo afirmam que, apesar de os tucanos admitirem a força do adversário petista, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o partido aposta todas as fichas na vitória na disputa estadual.

À partir do mês que vem, o instituto Teotônio Vilela de Minas Gerais, presidido pelo ex-ministro e ex-prefeito de Belo Horizonte Pimenta da Veiga, irá intensificar os trabalhos de elaboração do programa de governo da legenda, principalmente no interior. A coleta de propostas para a plataforma deverá durar até abril, a tempo da realização das convenções partidárias. O instituto é o órgão de estudos e pesquisas ligado ao partido.

“O PSDB não cogita perder o governo do Estado”, afirmou uma fonte que acompanha as articulações tucanas e pediu anonimato. A chapa formada por Pimenta e pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PP), já estaria definida pela sigla. A confirmação oficial, porém, só deverá ocorrer no dia 20 de fevereiro.

Até lá, além do ex-prefeito, o deputado federal e presidente estadual do PSDB, Marcus Pestana, – outro nome cotado para a disputa – continuam a percorrer o Estado em uma espécie de pré-campanha. Eles também preparam o terreno para o senador e presidenciável Aécio Neves.

“As peças do partido já estão praticamente definidas, o próximo passo agora é tentar trazer para o lado dos tucanos partidos como o PSD, PDT e até mesmo o PMDB”, comentou outra fonte próxima dos tucanos.

Congresso. Outro fator que deve fortalecer o PSDB no Estado é a candidatura do governador Antonio Anastasia ao Senado, um dos principais cabos eleitorais para a disputa em Minas ao lado de Aécio Neves. “A campanha de Anastasia ao Senado fortalece o PSDB em Minas. É fundamental para divulgar o 45 (número do partido)”, completou a mesma fonte.

A confirmação de que Anastasia sairá candidato só deverá ser feita em março, prazo para desincompatibilização do cargo, quando o vice-governador Alberto Pinto Coelho deverá assumir o posto.

Caravana
Interior. Como mostrou O TEMPO nessa semana, o deputado federal e presidente do PSDB de Minas, Marcus Pestana, está aproveitando o recesso parlamentar do Congresso Nacional de janeiro para percorrer todas as 12 regiões de Minas.

Presidência. Os eventos organizados pelo parlamentar são uma espécie de palestra, em que Pestana discute problemas do país, como a dificuldade financeira dos municípios e as mazelas da saúde. Para os temas, é apresentado ao público uma solução: o senador Aécio Neves para presidente.

Vantagem
Garantia. A ampla bancada de apoio do PSDB na Assembleia Legislativa de Minas é considerada um grande trunfo do partido, já que os deputados estaduais têm capilaridade no interior do Estado.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: