sexta-feira, 6 de junho de 2014

Brasília-DF - Denise Rothenburg

- Correio Braziliense

O jogo da oposição
A simbologia do líder do DEM, Mendonça Filho (PE), ao levar à tribuna da Camara duas bolas—a da Copa do Mundo da Fifa nova e brilhando, e outra desgastada e murcha—vai além da simples torcida pelo Brasil no Mundial. Ao dizer que a Copa é "bola cheia para o Felipão" e "murcha para Dilma", Mendonça Filho deu o pontapé dos oposicionistas no sentido de descolar do governo qualquer resultado favorável para a Seleção Brasileira na Copa. A intenção dos oposicionistas é de que a população faça o mesmo. Em tempo: em todas as eleições anteriores, o eleitor não misturou as duas estações.

Dilma é Cid...
... Mas Lula é Eumcio Oliveira, o líder do PMDB no Senado e pré-candidato a governador do Ceará, em oposição a Cid Gomes, do Pros. A esperança dos petistas é de que Eunício entenda que ela não pode ficar contra o atual governador cearense, aquele que deixou o próprio partido, o PSB, para apoiar a reeleição da presidente da República.

... Lula é PMDB...
A ordem dos petistas em relação ao aliado é cerco total à convenção peemedebista marcada para a próxima terça-feira. Não só Dilma, mas também Lula e muitos ministros e petistas são esperados no evento para deixar claro a importância que o PT dá à aliança.

Enquanto isso, no PSB...
Os peemedebistas já estiveram mais inclinados em favor do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB). Mas, depois de incluir Marina Silva na vice, muitos do PMDB se afastaram do socialista. Alguns dizem que "ou Eduardo mostra que é o homem da casa e a única mulher que manda nele é dona Renata, ou terá problemas em conquistar apoios mais ao centro".

...E o PMDB é Aécio
O PMDB do Rio foi o primeiro a declarar abertamente e mostrar força em prol da candidatura de Aécio Neves. Nos bastidores, há quem diga que o partido usará tudo o que estiver ao seu alcance em favor da eleição do tucano, apesar da aliança com Dilma no plano nacional. A parceria será aprovada, mas o coração do partido estará com o tucano.

E eles vão ficando
O esforço pseudoconcentrado passou, e os deputados enroscados no Conselho de Ética o ex-petista André Vargas (PR) e Luiz Argôlo (SDD-BA), salvaram-se. Pelo menos esse penodo de Copa, eles vão passar com o mandato. Depois, vem o recesso. Ou seja, agora só em agosto. E olhe lá.

Corre, Ideli, corre!
A ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti (foto), vai a Genebra para o encerramento da reunião da OIT que aprovará a convenção sobre trabalho escravo no próximo dia 11. Ela sai de lá na noite do mesmo dia.
Tudo para não perder a abertura do Mundial da Fifa. "Perco a festa de abertura, mas não o jogo", diz.

Por falar em IdelL.J Ao fim da sessão solene do Senado que promulgou a PEC de combate ao trabalho escravo, assessores da ministra a cercaram para reclamar que ela deveria ter feito o pronunciamento na tribuna da Casa, e não a atriz Letícia Sabatella. "Não tem isso. Os artistas são importantes e defendem essa causa."

...Ela nunca esteve tão paz e amor/Antes da solenidade, aliás, Ideli ficou na sala de café do plenário conversando com Letícia e a cantora Alcione, que levou seu vozeirão para comemorar a promulgação da PEC. De repente, eis que chega o ex-líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR): "Pega leve, Jucá, pega leve!" Sem entender, o ex-líder foi direto: "Estou pegando leve! É a minha fase paz e amor!".

Jucá, realmente, leve/ Dia desses, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) liga para Jucá e pergunta sobre o relatório da Medida Provisória 641, aquela que trata do setor elétrico. Na conversa, mencionam os benefícios a empresas instaladas no Nordeste que consomem energia. Jucá foi direto: "Você, que é do PT, que converse com ela. Eu já conversei com ela tudo o que tinha para conversar". Falavam sobre a presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: