sexta-feira, 6 de junho de 2014

‘Me deem a vitória no Rio que eu dou a vocês a Presidência’, diz Aécio ao PMDB

• Em evento na capital fluminense, tucano promete implementar UPPs em todas as regiões metropolitanas do país caso eleito

Cássio Bruno, Marcelo Remígio e Tais Mendes – O Globo

Atualizado as 18,hrs de 5/.6/2014
RIO — Sem citar o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, pré-candidato ao governo do Rio pelo PMDB, o senador Aécio Neves prometeu implementar as Unidades de Policias Pacificadoras (UPPs) em todas as regiões metropolitanas do país caso seja eleito. A promessa ocorreu durante discurso em evento organizado, nesta quinta-feira, por peemedebistas fluminenses, chamado de “Aezão”, em um restaurante na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

— Na segurança pública, a omissão do governo federal é quase criminosa. O modelo de UPP será levado para todas as regiões metropolitanas. Vamos aprimorar — disse Aécio sobre projeto inciado no governo Sérgio Cabral.

No fim do discurso, Aécio declarou:

— Me dêem a vitória no Rio de Janeiro que eu dou a vocês a Presidência da República.

No Estado do Rio, o PSDB não tem candidatura própria. Aécio Neves não decidiu se dará apoio ao ex-prefeito Cesar Maia do DEM ou se faz uma aliança formal com o PMDB. Neste caso, todo o material de campanha dos peemedebistas seriam confeccionados com o nome e a foto do tucano ao lado de Pezão.

Publicamente o ex-governador Sérgio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e Pezão apoiam a reeleição de Dilma, mas no bastidores não trabalham para evitar o movimento Aezão.

No evento, o tucano criticou também a economia, a educação, e a saúde do governo Dilma, além de lembrar do escândalo envolvendo a Petrobras. Aécio ainda atacou o que ele chamou de “cemitério de obras paradas” para a Copa do Mundo.

Pelo menos 54 deputados federais e estaduais, 58 prefeitos e o senador Francisco Dornelles (PP), participam do lançamento do movimento, criado após rompimento da aliança no estado com o PT, que lançou a pré-candidatura ao governo do Rio com o senador petista Lindbergh Farias. A lista de presença tem ainda políticos do PR, legenda do também candidato a governador, o deputado federal Anthony Garotinho, e do PCdoB, que integra a aliança de Lindbergh.

Aécio chegou no local de helicóptero, acompanhado pelo presidente nacional do Solidariedade, deputado Paulinho da Força, e do deputado federal Otávio Leite (PSDB). Ele foi recebido pelo presidente regional do PMDB, Jorge Picciani, líder dos dissidentes do partido. No restaurante, há faixas e banners com as fotos de Aécio e Pezão e com as frases “Estamos com Aécio pelo Rio e pelo Brasil” e “O Rio é mais Aezão, o Rio e Pezão”. No cardápio, além do apoio a Aécio, há churrasco, camarão, saladas e música ao vivo.

Pezão reforça: ‘nós estamos com Dilma’
Após participar do lançamento das obras de recuperação ambiental das lagoas da Barra e de Jacarepaguá, no Parque dos Atletas, na Barra, o governador Luiz Fernando Pezão reafirmou na manhã desta quinta-feira o compromisso de apoiar Dilma.

— Domingo tive a oportunidade de conversar sobre isso com a presidenta Dilma, eu, o prefeito Eduardo Paes e o ex-governador Sérgio Cabral. Nós estamos com a presidenta Dilma. Mas desde o momento em que o PT saiu da aliança e que alguns membros petistas vão para o interior do estado e fazem críticas contra nós, cria um ambiente ruim. Não é por culpa nossa. As pessoas que estão saindo tiveram algum problema no relacionamento com o PT também — declarou o governador.

Pezão também afirmou que parte do movimento Aezão constitui uma “base forte” para sua campanha no Rio.

— Temos outros partidos, como o Solidariedade, que está com o Aécio Neves. Tem aqui o PSD do Rio que está com ele. Tem outro candidato, o pastor Everaldo, que está dentro da nossa coligação com PSC. Esse movimento vai existir. O Aécio sabe do meu pensamento. Admiro muito o senador. É um grande candidato e vai dar trabalho, mas quero reafirmar que estou com a presidenta Dilma — disse Pezão.

Nenhum comentário: