sábado, 12 de julho de 2014

Aécio foca início da campanha e esforços no Sudeste

• Estratégia é abrir vantagem, somente em São Paulo, de 3 milhões de votos

Silvia Amorim – O Globo

SÃO PAULO - Em sua primeira semana de campanha eleitoral, o candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) concentrou as atividades no Sudeste, região considerada coringa para uma vitória do tucano nas urnas. Aécio esteve nos quatro estados da região desde domingo, e os planos é que marque presença semanal nessa área, ao menos, até o início do horário eleitoral, quando a agenda do candidato é menos concorrida.

O PSDB entende que está no Sudeste o maior potencial eleitoral de Aécio e a estratégia é ampliar a votação do PSDB em comparação a 2010 para reduzir, assim, o peso da derrota que esperam no Nordeste. A meta é abrir, somente em São Paulo, uma vantagem de 3 milhões de votos sobre os adversários, o que representa um milhão a mais do que o conquistado por José Serra (PSDB) no segundo turno de 2010. No Rio e em Minas, onde os tucanos perderam para o PT na eleição passada, Aécio tem dito que precisa da vitória. No Espírito Santo, onde esteve ontem, o objetivo é ampliar a pequena vantagem - cerca de 20 mil votos - obtida em 2010.

Embora esteja no Sudeste a principal força do PSDB, Aécio ainda precisa melhorar muito para que seu desempenho na região alcance patamares registrados pelo partido nas eleições passadas. Pesquisa Datafolha divulgada este mês mostrou que Aécio tem 27% das intenções de voto no Sudeste. Nesse mesmo período de 2010, o então candidato tucano José Serra tinha 40%. No país, Serra registrava no início de julho 39%, enquanto Aécio está hoje no patamar de 20%.

Presidente do PSDB em São Paulo, o deputado Duarte Nogueira atribuiu essa diferença a um baixo conhecimento de Aécio pelos eleitores.

- Aqui em São Paulo, ele é conhecido por apenas 50% da população. Isso significa que temos um potencial enorme para ampliar nossa votação.

Integrantes da coordenação da campanha apostam também em alguns palanques estaduais para melhorar o desempenho de Aécio. No Rio, o ex-deputado Marcio Fortes, que participou da primeira reunião da cúpula da campanha em São Paulo nesta semana, tem dito que as chances do PSDB são "infinitamente melhores" do que na eleição passada. Ele refere-se ao amplo arco de partidos aliados que Aécio conseguiu construir, tendo inclusive o palanque do candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão. No estado, Dilma venceu o PSDB no primeiro turno por uma diferença de 1,7 milhão de votos.

Alguns palanques no Nordeste também estão sendo considerados fundamentais por Aécio reduzir a vantagem do PT por lá. Bahia e Ceará são os primeiros que entram na contabilidade tucana, já que o presidenciável tem como apoiadores os candidatos ao governo que lideram as pesquisas. No Nordeste, em 2010, Dilma impôs ao PSDB uma derrota por 10 milhões de votos, quase todo o eleitorado do Rio. Nem de longe o PSDB tem planos de vencer na região, mas na avaliação do PSDB, a situação para Dilma será mais difícil este ano do que há quatro anos por dois motivos: a presença de Eduardo Campos (PSB), ex-governador de Pernambuco, na disputa e a baixa aprovação do governo dela.

Os primeiros materiais de campanha de Aécio foram distribuídos anteontem no Espírito Santo. Para São Paulo, a estratégia para essa primeira fase de campanha está montada. O plano é que Aécio marque presença no estado, ao menos, um dia por semana. Para o interior, o foco será levar o candidato para caminhadas e eventos de rua. Na região metropolitana, o PSDB vai investir na tática das entrevistas de Aécio para rádios e TVs.

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