sábado, 12 de julho de 2014

Pesquisas eleitorais deverão trazer o nome de todos os candidatos, diz TSE

• Até o momento, 465 consultas de opinião pública sobre a eleição presidencial já foram inscritas no tribunal

- O Globo

RIO - Desde a última quarta-feira, todas as pequisas eleitorais que apresentarem aos eleitores uma lista de candidatos a serem escolhidos deverão conter o nome de todos os políticos registrados para concorrer àquele cargo.

De acordo com o TSE, até agora 465 pesquisas presidenciais foram registradas no sistema. Esse registro é obrigatório, sendo relativo ao cargo de presidente inscritas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de governador, senador, deputado federal e estadual nos tribunais regionais eleitorais.

Uma resolução do TSE, aprovada em dezembro de 2013, que regulamenta o uso de pesquisas nas eleições desse ano, impede ainda a realização de enquetes. Segundo a Lei Eleitoral, pesquisas e enquentes são diferenciadas pelo fato de a primeira levar em conta metodologia, segmentação de entrevistados, origem de recursos, entre outros.

O TSE regulamenta ainda a divulgação de pesquisas feitas na véspera da eleição e as de boca de urna, realizadas no dia da disputa. O tribunal permite que as pesquisas feitas na véspera sejam divulgadas a qualquer momento, desde que tenham sido registradas há cinco dias no órgão. Já as de boca de urna só poderão ser publicadas no dia da eleição às 19h, quando o cargo pesquisado for o de presidente, e às 17h para os demais.

A divulgação de pesquisas que não tenham sido registradas poderá ser penalizada com uma multa de R$ 53 mil a R$ 106 mil.

Nenhum comentário: