sábado, 13 de dezembro de 2014

Presidente do PT defende Graça Foster

Rui Falcão defende Graça Foster e diz que é “pouco crível” que ela soubesse de irregularidades

• Presidente do partido rebateu acusação de gerente da Petrobras, que afirmou ter avisado Graça sobre problemas na estatal

Julianna Granjeia – O Globo

SÃO PAULO - O presidente nacional do PT, Rui Falcão, saiu em defesa da presidente da Petrobras, Graça Foster, nesta sexta-feira e disse que é “pouco crível” que ela tenha sido alertada sobre irregularidades cometidas na estatal e não tenha tomado nenhuma providência. Reportagem publicada pelo jornal “Valor Econômico” afirma que uma gerente da empresa havia alertado Graça por email sobre problemas encontrados em contratos, como pagamento de serviços não realizados.

— Eu não vi esse comunicado que foi feito a ela. O que eu posso dizer é que ela (Graça Foster) e a direção da Petrobras têm tomado todas as medidas pra investigar o que ocorreu lá e as denúncias que apareceram, inclusive estão com duas auditorias externas investigando. Então, é pouco crível que, ela sendo alertada, não tenha tomado providências — disse Falcão, durante encontro de petistas em São Paulo.

Rui Falcão também ressaltou que não há nenhuma acusação envolvendo a presidente da Petrobras e que ela trocou parte da diretoria quando assumiu:

— É importante também a gente notar que toda essa ação de investigações da Petrobras não deve ser interrompida. A Petrobras hoje vive dificuldades como patrimônio brasileiro que a gente precisa entender.

O presidente do PT defendeu que, caso seja comprovadas as denúncias de corrupção e cartel na Petrobras, deve haver “reposição do dinheiro público e punição dos envolvidos”. Rui lembrou que as investigações do cartel do Metrô de São Paulo deve seguir o mesmo rigor.

— Todas as empresas acusadas de corrupção são grandes realizadoras de obras, são fornecedoras da Petrobras. É preciso que se encontre uma solução que não implique perdão nem impunidade, mas que o país nem a Petrobras parem, para que não haja desemprego.

Ministérios de Dilma
Rui Falcão é o interlocutor entre o PT e a presidente Dilma Rousseff para a composição do ministério. Ele afirmou que a presidente deve anunciar todos os anos até antes do Natal.

— Tem postos que o PT pode reivindicar, que pode estar em conflito com interesses de outros partidos. A presidente e os seus ministros vão ter que mediar isso. Vamos apresentar pleitos, conteúdos e nomes. Estamos pedindo para manter Berzoini, Mercadante e outros ministros.

Rui afirmou que já ouviu "forças políticas" e aguarda o chamado de Dilma para apresentar os nomes. Depois de formado o ministério, o PT vai negociar cargos federais nos estados.

Nenhum comentário: